Visita técnica como instrumento relevante no processo de ensino-aprendizagem na área de segurança do trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Sueli Tavares de Melo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Sueli Tavares de Melo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Pedro Rochavetz de Lara-
Autor(es): dc.contributorPeres, Fabiano Moreno-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Felipe Elias Teodoro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:32:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:32:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097291-
Descrição: dc.descriptionEducation in Occupational Safety Engineering is aimed at training professionals capable of identifying, evaluating and controlling risks in the workplace, with the aim of preventing accidents and occupational illnesses. This field of engineering focuses on the safety and well-being of workers, bringing together technical and regulatory knowledge to promote safer environments. In the field of teaching, learning spaces outside the classroom are possible for conducting instructional practices. In this context, the activity of technical visits is included. Based on this, the objective of this study is to highlight the contribution of the technical visit in the context of teaching occupational safety. For this, the research methodology used consisted of bibliographic, descriptive, analytical and pure typologies. In this way, this research was predominantly configured as a literature review. The results presented revealed the benefits of the visit activity for the connection between theoretical and practical aspects, for the development of skills and competencies, for the motivation of students, for promoting the importance of safety and for increasing teaching work. Therefore, it was concluded that the technical visit can be used as an effective teaching resource in the area of occupational safety and to improve occupational safety in the places where it is carried out.-
Descrição: dc.descriptionO ensino em Engenharia de Segurança do Trabalho é direcionado para a formação de profissionais aptos a identificar, avaliar e controlar riscos no ambiente de trabalho, com o intento de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Esse campo da engenharia foca na segurança e no bem-estar dos trabalhadores, agrupando conhecimento técnico e normativo para o fomento de ambientes mais seguros. No campo do ensino, os espaços de aprendizagem fora da sala de aula se apresentam possíveis na condução de práticas instrutivas. Nesse contexto, enquadra-se a atividade de visitas técnicas. A partir disso, o objetivo deste estudo é apontar a contribuição da visita técnica no âmbito do ensino em segurança do trabalho. Para isso, a metodologia de pesquisa empregada se constituiu nas tipologias bibliográfica, descritiva, analítica e pura. Desse modo, esta pesquisa se configurou predominantemente como uma revisão de literatura. Os resultados expostos revelaram proveitos da atividade da visita para a ligação entre aspectos teóricos e práticos, para o desenvolvimento de habilidades e competências, para a motivação de alunos, para a promoção da importância da segurança e para o incremento do trabalho docente. Por conseguinte, concluiu-se que a visita técnica pode ser utilizada como um recurso de ensino eficaz na área de segurança do trabalho e para melhorar a segurança do trabalho nos locais onde é executada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Segurança do Trabalho-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para segurança no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial safety-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional practice-
Palavras-chave: dc.subjectSafety education, Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO-
Título: dc.titleVisita técnica como instrumento relevante no processo de ensino-aprendizagem na área de segurança do trabalho-
Título: dc.titleTechnical visit as a relevant instrument in the teaching-learning process in the area of work safety-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.