
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schutz, Fabiana Costa de Araujo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ruaro, Renata | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Silvana Pires de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22628 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097249 | - |
| Descrição: dc.description | This work had the theme “Environmental education in schools.” Thus, we sought through the methodology of literature review and questionnaire applied in 17 state elementary schools, find grants to meet the goal of the study was to investigate how primary education state schools in the municipality of Jaragua do Sul, work issues related to environmental education and the environment. As a result, realized up from the survey of the authors surveyed that environmental education in schools is relevant to support a proposal that addresses the awareness of environmental issues in the pursuit of a sustainable society, as well as contributing to the formation of concerned citizens, an educational and interdisciplinary approach to improving the quality of life for all. As for the results obtained from the questionnaire, according to the surveyed schools, environmental education in elementary school, is developed through projects aimed at awareness, which is applied in an interdisciplinary way, contextual, critical and responsible, valuing practices economy, recycling and preservation, since the classes on the environment are essential for the environmental perception of the general community. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática “Educação ambiental nas escolas”. Desse modo, buscou-se através da metodologia da pesquisa bibliográfica e questionário aplicado em 17 escolas estaduais do ensino fundamental, encontrar subsídios, para atender ao objetivo do estudo que foi investigar como as escolas estaduais de ensino fundamental do município de Jaraguá do Sul, trabalham as questões relacionadas à educação ambiental e meio ambiente. Como resultados, compreendeu-se a partir da pesquisa realizada com os autores pesquisados que a educação ambiental nas escolas é relevante para fundamentar uma proposta que contemple a conscientização quanto a questões ambientais, na busca de uma sociedade sustentável, bem como contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, numa perspectiva educativa e interdisciplinar, para a melhoria da qualidade de vida de todos. Quanto aos resultados obtidos através do questionário aplicado, de acordo com as escolas pesquisadas, a educação ambiental no ensino fundamental, é desenvolvida através de projetos que visam à conscientização, a qual é aplicada de forma interdisciplinar, contextualizada, crítica e responsável, valorizando práticas de economia, reciclagem e preservação, uma vez que as aulas sobre meio ambiente são imprescindíveis para a percepção ambiental da comunidade de modo geral. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
| Título: dc.title | Diagnóstico da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental estadual no município de Jaraguá do Sul | - |
| Título: dc.title | Diagnosis of environmental education in elementary schools in Jaraguá do Sul municipality | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: