Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Marcus Paulo Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Meurer, Angelica Patricia Sommer | - |
Autor(es): dc.contributor | Pfrimer, Felipe Walter Dafico | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Marcus Paulo Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Bombacini, Marcos Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Pansera, Fabiana Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Klein, Gustavo Luis Knecht | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097222 | - |
Descrição: dc.description | With the evolution of technology, associated with the fact that children are increasingly connected to it, new teaching methodologies are needed to meet these new demands. Because of this, the use of methodologies that encourage active learning is increasingly present in schools from basic education. One of the most used methodologies is STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), which is usually associated with teaching robotics, encouraging students to solve problems of a multidisciplinary nature, being the protagonist of their actions. With that, “gamification” appears, a concept that seeks to use games as teaching tools, combining knowledge with the same benefits of the act of playing. That said, this study aims to develop a teaching tool based on the concept of "gamification" combined with the STEAM method, encouraging students to solve programming problems through a board game, which should receive the sequence of commands to reach the solution. | - |
Descrição: dc.description | Com a evolução da tecnologia, associada ao fato de que as crianças estão cada vez mais conectadas a ela, novas metodologias de ensino são necessárias para suprir essas novas demandas. Devido a isso, o uso de metodologias que estimulem o aprendizado ativo está cada vez mais presente nas escolas desde o ensino básico. Uma das metodologias mais utilizadas é a STEAM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts e Math), a qual é usualmente associada ao ensino de robótica, fazendo com que os estudantes sejam estimulados a resolver problemas de caráter multidisciplinar, sendo protagonistas de suas ações. Com isso, surge a “gamificação”, um conceito que busca utilizar jogos como ferramentas de ensino, aliando o conhecimento aos mesmos benefícios do ato de jogar. Dito isso, esse estudo visa o desenvolvimento de uma ferramenta didática baseada no conceito de “gamificação” aliado ao método STEAM, fazendo com que os estudantes sejam estimulados a resolverem problemas de programação por meio de um jogo de tabuleiro, que deverá receber a sequência de comandos para alcançar a solução. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controladores programáveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programmable controllers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Board games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de uma ferramenta didática aplicada ao ensino de robótica e programação para crianças | - |
Título: dc.title | Development of a teaching tool applied to teaching robotics and programming to children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: