
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Francieli Jorge dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26848 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097188 | - |
| Descrição: dc.description | This paper has as its theme to address the occurrence of the halter vote in the current elections, comparing these remnants of the Old Republic with the vote negotiations, analyzing the construction of universal suffrage and the laws that establish rules in order to guarantee a good conduct during the elections. elections. This work aimed to make young voters aware of their rights as citizens to choose the candidate who can best govern as well as their duties as an active citizen in society, and should therefore inspect and charge their political representatives. The methodology adopted in carrying out this work was conducted based on bibliographic research in books, articles and national laws which deal with the halter vote policy, and a brief descriptive survey of the characteristics of voters who negotiate their vote, the laws that guarantee the right to secret ballot and those that establish punishments for cases of electoral fraud. As a pedagogical proposal, the cartoon was used as an example of teaching methods, specifically for the teaching of history. Using the cartoon as a teaching methodology, what is expected with this resource is to make an analytical reading on the theme “halter vote” as a remnant of the First Republic, awakening in students the awareness of the power of a vote and the teacher the importance of seek new teaching resources and methods to be practiced in the classroom. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática abordar sobre a ocorrência do voto de cabresto nas eleições atuais, comparando esses resquícios da República Velha com as negociações do voto, analisando a construção do sufrágio universal e as leis que estabelecem regras a fim de garantir uma boa conduta durante as eleições. Este trabalho teve como objetivo conscientizar o jovem eleitor dos seus direitos como cidadão de escolher o candidato que melhor possa governar como também dos seus deveres de cidadão ativo na sociedade, devendo por tanto fiscalizar e cobrar dos seus representantes políticos. A metodologia adotada na realização deste trabalho foi conduzida a partir de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e leis nacionais que abordam sobre a política do voto de cabresto, e uma breve pesquisa descritiva das características dos eleitores que negociam o seu voto, as leis que garantem o direito ao voto secreto e as que estabelecem punições para os casos de fraudes eleitorais. Como proposta pedagógica utilizou¬se a charge como um exemplo dos métodos de ensino, especificamente para o ensino de História. Utilizando a charge como uma metodologia de ensino, o que se espera com este recurso é fazer uma leitura analítica sobre o tema “voto de cabresto” como resquício da Primeira República despertando nos alunos a consciência do poder de um voto e ao professor a importância de buscar novos recursos e métodos pedagógicos a serem praticados na sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voto de obediência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crime eleitoral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eleições | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obedience, Vow of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elections - Corrupt practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elections | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O voto de cabresto no século XXI: um aprendizado utilizando a charge como metodologia de ensino | - |
| Título: dc.title | The halter vote in the 19th century: a learning process using the cartoon as a teaching methodology | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: