Práticas no ensino do componente curricular de biologia no novo ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVincenzi, Silvana Ligia-
Autor(es): dc.contributorVincenzi, Silvana Ligia-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Sueli Gomes Rêis-
Autor(es): dc.creatorKawashima, Ana Beatriz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:32:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:32:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36699-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097172-
Descrição: dc.descriptionIn teaching Biology, the implementation of practical and experimental classes plays a fundamental role in the learning process, facilitating the construction of knowledge. This enables students to understand theories in practice, helping in the learning process and the development of scientific concepts. Furthermore, they allow students to acquire skills to explore the environment around them and find solutions to complex problems. This study aimed to verify the contributions of practical classes in the teaching and learning of Biology for New High School students. It also presents a bibliographical review of books and scientific articles published in the teaching field. The results indicate that practical classes contribute to the knowledge construction process, playing a fundamental role in the teaching of Biology. Therefore, practical classes offer students opportunities to explore and understand theoretical concepts in a more tangible and applied way, promoting the student’s protagonism.-
Descrição: dc.descriptionNo ensino de Biologia, a implementação de aulas práticas e experimentais desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, facilitando a construção do conhecimento. Isso possibilita que os alunos compreendam as teorias na prática, auxiliando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de conceitos científicos. Além do mais, elas permitem que os estudantes adquiram habilidades para explorar o entorno ao seu redor e encontrar resoluções para problemas complexos. O objetivo deste trabalho é verificar as contribuições das aulas práticas no ensino e aprendizagem de Biologia para os alunos do Novo Ensino Médio. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica de livros e artigos científicos publicados na área de ensino. Os resultados apontam que as aulas práticas colaboram para o processo de construção do conhecimento desempenhando um papel fundamental no ensino de Biologia. Portanto, as aulas práticas, oferecem aos estudantes oportunidades para explorar e compreender os conceitos teóricos de forma mais tangível e aplicada, promovendo o protagonismo do estudante.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePráticas no ensino do componente curricular de biologia no novo ensino médio-
Título: dc.titlePractices in teaching the biology curricular component in the new high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.