Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Sueli Gomes Rêis | - |
Autor(es): dc.creator | Kawashima, Ana Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36699 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097172 | - |
Descrição: dc.description | In teaching Biology, the implementation of practical and experimental classes plays a fundamental role in the learning process, facilitating the construction of knowledge. This enables students to understand theories in practice, helping in the learning process and the development of scientific concepts. Furthermore, they allow students to acquire skills to explore the environment around them and find solutions to complex problems. This study aimed to verify the contributions of practical classes in the teaching and learning of Biology for New High School students. It also presents a bibliographical review of books and scientific articles published in the teaching field. The results indicate that practical classes contribute to the knowledge construction process, playing a fundamental role in the teaching of Biology. Therefore, practical classes offer students opportunities to explore and understand theoretical concepts in a more tangible and applied way, promoting the student’s protagonism. | - |
Descrição: dc.description | No ensino de Biologia, a implementação de aulas práticas e experimentais desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, facilitando a construção do conhecimento. Isso possibilita que os alunos compreendam as teorias na prática, auxiliando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de conceitos científicos. Além do mais, elas permitem que os estudantes adquiram habilidades para explorar o entorno ao seu redor e encontrar resoluções para problemas complexos. O objetivo deste trabalho é verificar as contribuições das aulas práticas no ensino e aprendizagem de Biologia para os alunos do Novo Ensino Médio. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica de livros e artigos científicos publicados na área de ensino. Os resultados apontam que as aulas práticas colaboram para o processo de construção do conhecimento desempenhando um papel fundamental no ensino de Biologia. Portanto, as aulas práticas, oferecem aos estudantes oportunidades para explorar e compreender os conceitos teóricos de forma mais tangível e aplicada, promovendo o protagonismo do estudante. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Práticas no ensino do componente curricular de biologia no novo ensino médio | - |
Título: dc.title | Practices in teaching the biology curricular component in the new high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: