
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Marinus Constant Van | - |
| Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Marinus Constant Van | - |
| Autor(es): dc.contributor | Campagnaro, Sara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
| Autor(es): dc.creator | Zukowski, Alanis Louise de Mello | - |
| Autor(es): dc.creator | Kosake, Maria Vitória Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35868 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097167 | - |
| Descrição: dc.description | The present project arose from the desire to encourage design students to understand and seck relevant actions for their limiting situations through the development of collective consciousness. To this end, a project started in an optional discipline of the Bachelor of Design course at UTFPR, called Crisis Deck, it was documented and continued. This deck was developed to propose reflections about “existential crises” experienced by Design students. It is hoped that this work can not only be used in group dynamics with students, but also contribute to research on critical design education. First. Bibliographical research was done relating Freirean pedagogical theories. Alvaro Vieira Pinto’s concepts of consciousness and project. And the Design Livre approach and ideology that influenced the deck project. Next, the documentation of the class’s experience during the course and the project’s development started, based on interviews with the students and on the records made by the class teacher. Consulting bibliographies about the history and structure of the UTFPR in the context of Brazilian higher education also helped to better understand the crises of the design students, in order to build the foundations of the object to be designed. In addition. Two experiments were conducted with groups of students to study their interactious with the deck prototype. Thus, the research highlights the importance of critical education, as a university extensionist approach to prepare students to exercise limit -acts in the face of concrete limit-situations. | - |
| Descrição: dc.description | O presente projeto surgiu do anseio de impulsionar estudantes de design a compreender e buscar ações relevantes para suas situações-limite através do desenvolvimento da consciência coletiva. Para tal, foi documentado e continuado um projeto iniciado em uma disciplina optativa do curso de Bacharelado em Design da UTFPR intitulado Baralho de Crises. Este baralho foi desenvolvido para propor reflexões sobre “crises existenciais” experienciadas por estudantes de Design. Espera-se que esse trabalho possa não só ser empregado em dinâmicas de grupo com estudantes, mas também contribuir com as pesquisas sobre educação crítica em design. Primeiramente, foram realizadas pesquisas bibliográficas relacionando as teorias da pedagogia freiriana. Os conceitos de consciência e projeto de Alvaro Vieira Pinto e a abordagem e ideologia do Design Livre que influenciaram o projeto do baralho. Em seguida, iniciou-se a documentação da experiência da turma durante o decorrer da disciplina e desenvolvimento do projeto a partir de entrevistas com os estudantes além dos registros realizados pelo professor da disciplina. Consultas às bibliografias quanto à história e estrutura da UTFPR no contexto do ensino superior brasileiro ajudaram também a compreender melhor, as crises dos estudantes de design, de forma a construir os fundamentos do objeto a ser projetado. Além disso, foram realizados dois experimentos com grupos de estudantes para estudar suas interações com o protótipo do baralho. Assim, a pesquisa destaca a importância da educação critica, como abordagem extensionista universitária para preparar os estudantes a exercerem os atos-limites diante das situações-limite concretas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento de ajuda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Opressão (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Helping behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciousness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oppression (Psychology) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
| Título: dc.title | Colocando a existência em jogo na educação crítica em design | - |
| Título: dc.title | Existence at stake in critical design education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: