Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Márcio Alexandre de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7627376431984111 | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0135797199918609 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Márcio Alexandre de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Bassoi, Tânia Stella | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Cristina Spohr | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.creator | Galeazzi, Wilian Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1682 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097157 | - |
Descrição: dc.description | This study will introduce a brief history of the Geometry development, focused in the appearing of the organization in the logical deductive structure achieved by Euclid. Following will be discussed the situation of the learning and teaching of geometry topics since antiquity until the present day, where we will notice that it does not happen with the logical-deductive perspective. After this contextualization, we will propose the realization of a geometry workshop for students of the sixth grade of elementary school, focusing to the development of logical-deductive reasoning. Applied to workshop, changes were observed in the organization of thought of the participating students in the research, furthering the understanding of the concepts and properties of flat euclidean geometry. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresentará um breve histórico do desenvolvimento da Geometria, com foco no surgimento da sua organização na forma lógico-dedutiva efetuado por Euclides. Na sequência será discutida a situação do ensino e aprendizagem dos tópicos de geometria desde a antiguidade até os dias atuais, onde observaremos que a mesma não se dá sob a ótica lógico-dedutiva. Após essa contextualização, proporemos a realização de uma oficina de geometria para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, com vistas ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo. Aplicada a oficina, foram observadas mudanças na organização do pensamento dos alunos participantes da pesquisa, favorecendo a compreensão dos conceitos e propriedades da geometria euclidiana plana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria plana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Plane | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Proposta de ensino de geometria euclidiana plana para o sexto ano do ensino fundamental sob a ótica do raciocínio lógico-dedutivo | - |
Título: dc.title | Proposal teaching on euclidean plane geometry for sixth grade of elementary school about the perspective of logical deductive reasoning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: