Metodologias de ensino/aprendizagem de língua portuguesa como L2 para surdos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFinau, Rossana Aparecida-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anderson Spier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:31:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:31:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097102-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to analyze didactic material concerning the teaching of Portuguese as a second language to deaf students investigating the concepts of deaf individuals/students, language, grammar/text and bilingualism that underlies the material as also the relationship between the theory basing the teacher's manual and the choice of texts, aiming at contributing with the work and discussions in the area. With the purpose of thoroughly observe the methodologies of Portuguese teaching to deaf students the theoretical basis of this research lies in the most up to date line of studies in the Portuguese teaching-learning process, such as Marcuschi (2013), Kock (2013), Perini (2007) and also Bakhtin (2010) and Vygotsky (2010), focusing on the matters of language conceptions and on the discussions involving grammar and bilingualism that are covered in the analyzed materials. In summary, the analysis of such materials show lack of socially run texts and demonstrate that there is still a field to be explored by researchers in the area of Portuguese teaching as a foreign language, specially to deaf students.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho teve por objetivo analisar materiais didáticos de ensino de língua portuguesa para surdos como segunda língua, investigando as concepções de sujeito/aluno surdo, de linguagem, de gramática/texto e de bilinguismo que estão subjacentes como, também, a relação da teoria adotada no manual do livro do professor e a escolha dos textos a fim de contribuir com o trabalho e a reflexão dos e pesquisadores dessa área. Com vistas a observar as metodologias de ensino de língua portuguesa para surdos, o aporte teórico é baseado nas vertentes mais correntes, atualmente, no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, tais como Marcuschi (2013), Koch e Elias (2013), Perini (2007) e, também, de Bakhtin (2010) e Vygotsky (2010), principalmente, sobre as questões em torno das concepções de língua/linguagem e inclusive para as discussões que envolvem gramática e bilinguismo presentes nos materiais investigados. Em síntese, os materiais analisados recorrem na falta de textos que circulem socialmente e demonstram que ainda há um campo a ser explorado por pesquisadores na área de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira especificamente para surdos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da segunda língua-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf - Education-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectSecond language acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Título: dc.titleMetodologias de ensino/aprendizagem de língua portuguesa como L2 para surdos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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