
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cresto, Lindsay Jemima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cresto, Lindsay Jemima | - |
| Autor(es): dc.contributor | França, Maureen Schaefer | - |
| Autor(es): dc.contributor | Landal, Simone | - |
| Autor(es): dc.creator | Sobrinho, Aline Taynara | - |
| Autor(es): dc.creator | Unrein, Eduarda Padilha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32858 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097085 | - |
| Descrição: dc.description | Throughout history, women’s activities have been restricted by social, political and cultural issues (ALVES, 2017) and many obstacles have had to be overcome over the years. From the consulted literature, it became more evident the whole process of erasure that women suffered in the history of art and design. Based on this context, the objective of this work is to provide greater visibility for Brazilian graphic designers in the period from 1960 to 2000. For this, postcards of selected graphic designers were developed: Bea Feitler, Lygia Pape, Emilie Chamie, Eliane Stephan, Ruth Kedar and Giulia Fagundes. The development of the graphic project was carried out based on the methodology of Bruno Munari, adapted to the purposes of the work, and it was defined that the postcards would have two main elements in their composition: the illustration in vector style and the QR Code that directs for the content of each designer’s biography, available on the website Teoria do Design. As a result, at the end of the project, the developed postcards were printed in high fidelity. | - |
| Descrição: dc.description | Ao longo da história a atuação das mulheres foi restrita por questões sociais, políticas e culturais (ALVES, 2017) e muitos obstáculos precisaram ser superados conforme o passar dos anos. A partir da literatura consultada, ficou mais evidente todo o processo de apagamento que as mulheres sofreram na história da arte e do design. Com base nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é conferir maior visibilidade para designers gráficas brasileiras no período de 1960 a 2000. Para isso, foram desenvolvidos cartões postais das designers gráficas selecionadas: Bea Feitler, Lygia Pape, Emilie Chamie, Eliane Stephan, Ruth Kedar e Giulia Fagundes. O desenvolvimento do projeto gráfico foi realizado a partir da metodologia de Bruno Munari, adaptada e adequada aos propósitos do trabalho, e definiu-se que os cartões postais teriam dois elementos principais em sua composição: a ilustração em estilo vetorial e o QR Code que direciona para o conteúdo da biografia de cada designer, disponível no site Teoria do Design. Como resultado, ao final do projeto obteve-se a impressão de alta fidelidade dos cartões postais desenvolvidos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Designers - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres artistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartões-postais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho industrial - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Designers - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women artists | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Postcards | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design, Industrial - History | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arts | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
| Título: dc.title | Uma proposta de valorização de designers gráficas brasileiras | - |
| Título: dc.title | A proposal for the valuation of brazilian graphic designers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: