
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kitani, Patrícia Massae | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3841002155823039 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bobko, Nara | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8431211659310477 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kitani, Patrícia Massae | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hess, Patricia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brodzinski, Janaina Schoeffel | - |
| Autor(es): dc.creator | Hirt, William John | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4269 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097074 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this work is to propose didactic activities that use flexagons as concrete material for the teaching of Geometry in Elementary School, since we verified that this object is not commonly used in the Brazilian classrooms and the literature in Portuguese of these devices is scarce. Flexagons stand out as intriguing devices that attract students’ curiosity, motivating them to participate in the learning process in an active way. Two of the four activities proposed in this study were applied in the classroom and the report of these applications is also presented. Moreover, the work brings the detailed construction (with illustrations) of five types of flexagons and explains the process of manipulation of these devices. Such constructions may be useful both for the execution of the proposed activities in this work and for other activities involving flexagons. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é propor atividades didáticas que utilizam flexágonos como material concreto para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental, pois verificamos que este objeto ainda é pouco usado nas salas de aula brasileiras e a literatura em português sobre estes dispositivos é escassa. Os flexágonos são dispositivos maleáveis com formato de um polígono regular, são feitos através de dobraduras (e uma colagem) em uma tira de papel, e destacam-se por serem dispositivos intrigantes que atraem a curiosidade dos alunos, motivando-os a participar do processo de aprendizagem de forma ativa. Das quatro atividades propostas neste trabalho, duas foram aplicadas em sala de aula e o relato destas aplicações também é apresentado. Além disso, o trabalho traz a construção detalhada (com ilustrações) de cinco tipos de flexágonos e explica o processo de manipulação destes dispositivos. Tais construções podem ser úteis tanto para a execução das atividades propostas neste trabalho, quanto para outras atividades envolvendo flexágonos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polígonos - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Topologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Origami | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhos em papel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polygons - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Topology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Origami | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paper work | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Explorando geometria com auxílio de flexágonos | - |
| Título: dc.title | Exploring geometry with flexagon aid | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: