Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | - |
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | - |
Autor(es): dc.contributor | Giordano, Cassio Cristiano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2017-1195 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1005379144784841 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalez, Mirian Maria Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5004-6320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1268942033771382 | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Geferson Luiz Montanholi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097052 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Desenvolvimento da literacia estatística através da resolução de problemas | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work was to analyze which elements of statistical literacy were developed with students of the 9th year of Middle School when making use of the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. The research, with a qualitative approach, had as participants 24 students from the 9th grade of Elementary School, from a public school in the north of Paraná. The research instrument consisted of six generative problems developed from the context of situations experienced and preferred by the students, in addition to being themes that proved to be relevant due to being of collective interest. The data produced were recorded through problem resolutions, audio recordings of students' group discussions, in addition to the teacher-researcher's field diary. The elements of statistical literacy were mobilized throughout the implementation of the generating problems, which enabled its development with the research participants. In addition, even in the face of difficulties, students used prior knowledge when solving problems, and made use of different strategies. In this way, the resolution of problems in this research allowed them to opine, debate and reach a consensus, with the teacher as a mediator in the teaching-learning process. The research generated a material as an educational product, aimed at teachers, entitled “Development of statistical literacy through Problem Solving”. In it, the generating problems, references on Problem Solving and Statistics that were used in the research and general guidelines for teachers who want to take the problems to their classrooms are made available. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi analisar que elementos da literacia estatística foram desenvolvidos com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao fazer uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como participantes 24 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do norte do Paraná. O instrumento de pesquisa constituiu-se de seis problemas geradores desenvolvidos a partir do contexto de situações vivenciadas e de preferência dos alunos, além de serem temáticas que se mostraram relevantes devido a serem de interesse coletivo. Os dados produzidos foram registrados por meio das resoluções dos problemas, gravações de áudio das discussões em grupo dos alunos, além do diário de campo do professor-pesquisador. Os elementos da literacia estatística foram mobilizados ao longo da implementação dos problemas geradores, o que possibilitou seu desenvolvimento com os participantes da pesquisa. Além disso, mesmo diante das dificuldades, os alunos utilizaram conhecimentos prévios ao resolver os problemas, e fizeram uso de diferentes estratégias. Desta forma, a resolução de problemas nesta pesquisa proporcionou-lhes opinarem, debaterem e chegarem a um consenso, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa gerou como produto educacional um material, destinado a professores, intitulado “Desenvolvimento da Literacia Estatística Através da Resolução de Problemas”. Nele, são disponibilizados os problemas geradores, referenciais sobre a Resolução de Problemas e a Estatística que foram utilizados na pesquisa e orientações gerais para os professores que queiram levar os problemas para suas salas de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (Fundamental education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | A Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas no desenvolvimento da literacia estatística | - |
Título: dc.title | The teaching-learning-assessment methodology of mathematics through problem solving in the development of statistical literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: