
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
| Autor(es): dc.creator | Darronqui, Silvia Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/617 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096965 | - |
| Descrição: dc.description | This thesis presents a theoretical and practical approach about the mediation of technology in teaching and learning of Natural Sciences. This case study was developed with students from four classes ninth year of the Public Elementary School Teacher's Victor Amaral, located in Curitiba – PR. The main objective of this research was to investigate whether the questioning of technologies may provide for the construction of a knowledge for differentiated teaching and learning of Natural Sciences in Elementary Education. It is understood that differentiated knowledge that goes beyond that provided in the curriculum, which is critical, reflexive and contextualized. This qualitative action research followed the stages: application of the initial questionnaire, which proved the necessity of the existence of this research, conducting classes in Physics (Science) with the application of the questionable methodology of Freire through didactic sequences theoretically grounded and a questionnaire end. The technologies were present in the classroom as a teaching resource and learning content aimed collaborate to make students active, critical and reflective in relation to content and technology worked. The methodology used in the teaching sequences and therefore in the classroom, was problematical, containing the three pedagogical moments: problematization, organization and application of knowledge. This research was based on authors such as Freire, Vicente, Pacey, Postman and Bazzo, among others. Based on "the importance of the act of reading" Freire (1989) became a transposition to the necessary reading technologies, which were created guiding principles of the work. This theoretical reflection was needed to support the thinking that the didactic sequences aimed at providing the students. Data collection occurred through initial and final questionnaire for field diary and transcripts of audio-recorded lessons. The results showed that problematize technology in education provides a differentiated knowledge acquisition. We conclude that education mediated over/with technology contributes to learning, favoring a more effective participation by providing discussion and reflection among students, thus boosting science education. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta uma abordagem teórico-prática sobre a mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências. Este estudo de caso foi desenvolvido com alunos de quatro turmas de nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Victor do Amaral, situado em Curitiba - PR. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar se a problematização das tecnologias pode proporcionar a construção de um conhecimento diferenciado para o ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental. Entende-se aqui conhecimento diferenciado aquele que é crítico, reflexivo e contextualizado, que vai além dos conceitos e definições previstos no currículo. Esta pesquisa-ação qualitativa seguiu as seguintes fases: aplicação de questionário inicial, onde comprovamos a necessidade da existência desta pesquisa; realização de aulas de Física (Ciências) com a aplicação da metodologia problematizadora de Freire através de sequências didáticas fundamentadas teoricamente e aplicação de questionário final. As tecnologias estiveram presentes nas aulas como recurso pedagógico e conteúdo de ensino objetivando colaborarem para tornar os estudantes ativos, críticos e reflexivos em relação aos conteúdos trabalhados e às tecnologias. A metodologia utilizada nas sequências didáticas e, portanto, nas aulas, foi problematizadora, contendo os três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Esta pesquisa fundamentou-se em autores como Freire, Vicente, Pacey, Postman e Bazzo, entre outros. Tendo por base “a importância do ato de ler” de Freire (1989) fez-se uma transposição para a necessária leitura das tecnologias, onde foram criados eixos norteadores do trabalho realizado. Essa reflexão teórica foi necessária para apoiar a reflexão que as sequências didáticas visavam a proporcionar nos estudantes. A coleta de dados se deu por meio de questionário inicial e final, por diário de campo e por transcrições das aulas gravadas em áudio. Os resultados mostraram que problematizar as tecnologias no ensino proporciona a apropriação de um conhecimento diferenciado. Concluímos que o ensino mediado sobre/com tecnologias contribui com a aprendizagem, favorecendo uma participação mais efetiva proporcionando discussão e reflexão nos estudantes, dinamizando assim o ensino de ciências. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Título: dc.title | Do uso à mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências: uma abordagem investigativa de prática educacional no ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: