
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lima, Anselmo Pereira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Althaus, Dalvane | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Claudinéia Lucion Savi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/674 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096942 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this text is to present an account of some of our experiences in the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), more specifically in the city of Pato Branco, related to the implementation of an Education Department and of its two Centers: one dedicated to teachers and the other dedicated to students. In the Teachers´ Center, there is an ongoing program of continuous teacher development. Its research and intervention methodology is based on teachers´ voluntary availability to collaborate and take part in classes and interviews audiovisual recording procedures. As a result, there is the production of video documentaries which are shared with other teachers in practice reflection pedagogic meetings. In the Students´ Center, there is a starting project whose objective is to develop the organization, the autonomy and participation of students in the university activities, leading them to engage, in partnership with teachers, in the search of solutions to university daily problems. Our theoretical base in these initiatives comes from an articulated set of theories coming from sciences such as Linguistics, Applied Linguistics, Historical-Cultural Psychology, Work Psychology, Activity Ergonomy and Pedagogy. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiências na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mais especificamente no Campus Pato Branco, a respeito da implementação do Departamento de Educação (Deped) e de seus Núcleos. No Núcleo de Ensino (Nuens) está em andamento um Programa de Formação Continuada de Professores. Sua metodologia de pesquisa e intervenção consiste na disponibilidade voluntária de professores para colaborar e participar de procedimentos de filmagem de aulas e de entrevistas, dos quais resultam documentários em vídeo que são compartilhados com outros professores em reuniões de reflexão sobre a prática docente. No Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape), há uma proposta inicial de trabalho direcionado aos discentes. Esta tem por objetivo desenvolver a organização, a autonomia e a participação dos acadêmicos nos espaços que compõem a Universidade, levando-os a um engajamento, em parceria com os docentes, na resolução de problemas do cotidiano universitário. A fundamentação teórica dessas iniciativas consiste em um conjunto articulado de teorias provenientes de ciências como a Línguistica, a Linguística Aplicada, a Psicologia Histórico-Cultural, a Psicologia do Trabalho, a Ergonomia da Atividade e a Pedagogia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Relação: dc.relation | Synergismus Scyentifica UTFPR | - |
| Relação: dc.relation | http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/view/1201/810 | - |
| Direitos: dc.rights | http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/about/submissions#copyrightNotice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
| Título: dc.title | Formação docente continuada e desenvolvimento do protagonismo discente na Universidade: faces de uma mesma moeda | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: