Prática de professores e novas tecnologias no processo de ensino ­aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alípio Cortes-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Renato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:31:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:31:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096925-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to investigate the use of new technologies in the educational practice of teachers of basic education. Data collection was carried out by applying online questionnaires, with open and closed questions, to students enrolled in the Specialization Course in Education: Teaching Methods and Techniques, offered by the Federal Technological University of Paraná ­ UTFPR, Campus Medianeira. We opted for qualitative and quantitative research, using statistical analysis for part of the instrument and content analysis in open responses, as it has the purpose of objective and systematic description of the content manifested by teachers. It is evident that new technologies are present in the daily lives of students and teachers, so they must be understood as reflecting the demands of a society and the way of production in which it is inserted. The integration of new technologies with traditional tools, such as the blackboard and chalk, contributes to the approach to the students' informational reality and resizes the role of the teacher in the teaching ­learning process.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva investigar o uso das novas tecnologias na prática educativa de professores da educação básica. O levantamento de dados foi realizado a partir da aplicação de questionários online, com questões abertas e fechadas, a estudantes matriculados no Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Medianeira. Optou­-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando­-se da análise estatística para parte do instrumento e análise de conteúdo nas respostas abertas, por ter a finalidade de descrição objetiva e sistemática do conteúdo manifesto pelos professores. Evidencia-­se que as novas tecnologias estão presentes na vida cotidiana dos educandos e do professor, por isso devem ser entendidas como o reflexo das demandas de uma sociedade e do modo de produção em que está inserida. A integração das novas tecnologias ao ferramental tradicional, como o quadro e giz, contribui para a aproximação à realidade informacional dos educandos e redimensiona o papel do professor no processo de ensino ­aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Effect of technological innovations on-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePrática de professores e novas tecnologias no processo de ensino ­aprendizagem-
Título: dc.titleTeacher practice and new technologies in the teachinglearning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.