Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Anselmo Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Anselmo Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gritti, Letícia Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Welter, Isabela | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vânia Fernandes de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096897 | - |
Descrição: dc.description | This study focused on the training of Portuguese Language teachers in the Teaching Practice discipline, using Vygotsky's Theory of Human Development (2007) as a theoretical framework. The aim was to understand the development process of future teachers throughout their training in the Portuguese Language Teaching Practice discipline, identifying strategies and practices that contributed to more effective teaching. The research adopted a qualitative approach, with a descriptive, exploratory and documentary character, focusing on the analysis of materials such as versions of lesson plans, oral and written guidelines from the teacher trainer, in addition to the execution of the lesson plan that was transformed into a mini-class recorded on video. The research was based on Vygotskyan principles, expanding the theoretical impact by connecting teaching practice with Vygotsky's Development Theory. This study was not restricted to an individual report, but sought to contribute to the understanding and improvement of initial teacher training. Throughout the semester, we, as pre-service teachers, faced challenges related to the development and improvement of a lesson plan and, later, its implementation in the classroom, in the format of a mini-lesson recorded on video, under the guidance of the teacher trainer, Prof. Dr. Anselmo Pereira de Lima. Observing the mini-lessons presented by our classmates and the guidance and support of the teacher were important for our process of transformation and development as future teachers, providing significant practical learning, considering the importance of teacher mediation and social interactions for the construction of knowledge. This study aimed to contribute to the understanding and improvement of initial teacher training, offering a perspective on the challenges and learnings experienced, seeking to contribute to the field of education by offering a unique perspective on our development process as future teachers. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como foco a formação de professores de Língua Portuguesa na disciplina de Prática de Ensino, utilizando a Teoria do Desenvolvimento Humano de Vigotski (2007) como referencial teórico. Buscou-se compreender o processo de desenvolvimento de futuras professoras ao longo de sua formação na disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, identificando estratégias e práticas que contribuíram para um ensino mais eficaz. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo, exploratório e documental, centrando-se na análise de materiais como versões de planos de aula, orientações orais e escritas do professor formador, além da execução do plano de aula que se transformou em uma miniaula gravada em vídeo. A pesquisa baseou-se nos princípios vigotskianos, ampliando o impacto teórico ao conectar a prática docente com a Teoria do Desenvolvimento de Vigotski. Este estudo não se restringiu a um relato individual, mas buscou contribuir para a compreensão e aprimoramento da formação inicial de professores. Ao longo do semestre, nós, professoras em formação, enfrentamos desafios relacionados à elaboração e aprimoramento de um plano de aula e, posteriormente, à sua implementação em sala de aula, no formato de uma miniaula gravada em vídeo, sob a orientação do professor formador, Prof. Dr. Anselmo Pereira de Lima. A observação das miniaulas apresentadas pelos nossos colegas de turma e as orientações e apoio do professor foram importantes para o nosso processo de transformação e desenvolvimento como futuras professoras, proporcionando aprendizados práticos significativos, considerando a importância da mediação do professor e das interações sociais para a construção do conhecimento. Este estudo visou contribuir para a compreensão e aprimoramento da formação inicial de professores, oferecendo uma perspectiva sobre os desafios e aprendizados vivenciados, buscando contribuir para o campo da educação ao oferecer uma perspectiva singular sobre o nosso processo de desenvolvimento como futuras professoras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progress | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Formação inicial de professores de língua portuguesa na disciplina de prática de ensino: um estudo de caso | - |
Título: dc.title | Initial training of portuguese language teachers in the discipline of teaching practice: a case study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: