
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ashtiani, Alireza Mohebi | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Thiago Pinguello de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ashtiani, Alireza Mohebi | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Anderson Paiao dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Joelmir Andre | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6054221596474652 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Rogerio Mendonca | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tafazolian, Saeed | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8452287693990992 | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Jorge Matheus Fernandes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096895 | - |
| Descrição: dc.description | One of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantitatively. Faced with this reality, this concept should occupy a place of prominence in High School, but, the vast majority of students have some difficulty in understanding the concept, and, this is a great challenge for high school mathematics teachers. Due to that, the necessity of seeking new teaching methods arises, through approaches that combine digital resources with interdisciplinarity, since traditional teaching methods can't keep students motivated and focused all of the time. In this work, we propose an integrated approach, between functions and optimization problems, which combines interdisciplinarity with active learning. The results show that the proposed interdisciplinary approach can significantly help high school students to understand the importance of the concept of functions, being no longer something abstract and irrelevant. | - |
| Descrição: dc.description | Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções computáveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos eletrônicos de informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computable functions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electronic information resources | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio | - |
| Título: dc.title | The use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high school | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: