
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Feltrin, Valdemar Padilha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
| Autor(es): dc.creator | Schmitz, Waleska Claire | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22627 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096883 | - |
| Descrição: dc.description | This work has the theme the environmental education in early childhood education. It's treat about the importance and ways of include environmental education in children's daily lives, looking for through methodology adapted to the age range of students, teach and assess the knowledge about separation of waste and other topics of environmental education and the environment. Studies show that the environmental education is important to raise awareness of people about the worldin where they live so they can have more quality of life without disrespect the environment. The most important objective of this work is to make the students have a new mindset regarding how to use of the resources offered by nature, thus creating a new behavior, seeking a balance between man and the environment. It was found through this study that environmental awareness is necessary already in the early school years, especially to the educators as they have great responsibility in the training citizen of their students, it is important that the students can take understanding about what happens and what they can do to preserve the environment, and disseminate this knowledge to the society. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a educação ambiental na educação infantil. Tratou-se da importância e as maneiras de inserir a educação ambiental no cotidiano das crianças, buscando através de metodologia adaptada para a faixa etária dos alunos, ensinar e avaliar o conhecimento dos mesmos quanto à separação de resíduos e demais temas da educação ambiental e meio ambiente. Estudos apontam que a educação ambiental é importante para a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é fazer com os alunos tenham uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Constatou-se através desse estudo que se faz necessário a conscientização ambiental já nos primeiros anos escolares, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos, sendo importante que os alunos possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, e disseminem tal conhecimento para sociedade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environment and children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos: práticas educativas no Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Gauto, Foz do Iguaçu - PR | - |
| Título: dc.title | Environmental education and solid waste gesture: educational practices in the Municipal Center for Children Carlos Gauto education, Foz do Iguaçu - PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: