Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hernandez, Adriane | - |
Autor(es): dc.contributor | Schlichta, Consuelo Alcioni Borba Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Mikosz, José Eliézer | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.creator | Estevam, Joelma Zambão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:31:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:31:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1801 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096816 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to reflect on the strategies and mediation used by Oscar Niemeyer and Museum of contemporary art, in Curitiba, and Pinacoteca and Museum of modern art of São Paulo, to approximate audience of art. Recognizes that the gap between the two and that is reflected in the low visitation to art museums is the result of social control technologies historically elaborate and maintained to keep track of who has economic power over others , are people , as in the case of artistic appreciation, or countries, such as what happens with technology.It also presents some possibilities of subversion of this control , which occur especially because the human being creative and interpretive. Finally, it notes that the work carried out by the educational sectors of museums to attract different audiences is very relevant institutions and committed. With regard to teaching materials prepared and distributed to visitors, however, the need for some adjustments so that they communicate better with visitors and contribute, in fact, to deconstruct the idea of the Museum as an elite space and available only to a few privileged. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as estratégias e mediações utilizadas pelos museus Oscar Niemeyer e de Arte Contemporânea, em Curitiba, e Pinacoteca e Museu de Arte Moderna de São Paulo, para aproximar o público da arte. Reconhece que o hiato existente entre ambos e que se reflete na baixa visitação aos museus de arte é resultado de construções ideológicas dominantes – as tecnologias de controle social – construídas historicamente para manter o controle de quem possui o poder econômico sobre os demais, sejam pessoas, como no caso da apreciação artística, ou países, como o que acontece com a tecnologia. Apresenta também algumas possibilidades de subversão deste controle, que ocorrem especialmente pelo fato de o ser humano ser criativo e interpretativo. Por fim, observa que o trabalho realizado pelos setores educativos dos museus para atrair diferentes públicos às instituições é bastante relevante e comprometido. Em relação aos materiais didáticos elaborados e distribuídos aos visitantes, entretanto, constatou-se a necessidade de alguns ajustes para que estes se comuniquem melhor com os visitantes e contribuam, de fato, para desconstruir a ideia de museu como um espaço elitizado e disponível apenas a alguns poucos privilegiados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de arte - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder (Ciências sociais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Apreciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art museums - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power (Social sciences) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art appreciation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | - |
Título: dc.title | Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social | - |
Título: dc.title | Art museum, education: a necessary integration in overcoming the social control technologies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: