Aprendizado baseado em jogos para o ensino de conceitos básicos de mecânica newtoniana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Raquel de Almeida-
Autor(es): dc.contributorBorges, Simone de Sousa-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rafael Alves Paes de-
Autor(es): dc.contributorBrittes, Marisangela Pacheco-
Autor(es): dc.contributorRocha, Raquel de Almeida-
Autor(es): dc.creatorDittmann, Rafael Augusto Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:30:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:30:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096730-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the development and implementation of a digital educational game called "Newton’s Guide,"created to facilitate the teaching of Newtonian mechanics in an engaging way. Developed on the Unreal Engine 5 platform using the engine’s Blueprint Visual Scripting and C++ programming language, the game offers an immersive experience set in the 17th century, where the main character, guided by the teachings of Isaac Newton, learns and applies physics concepts to overcome obstacles. This project aims to contribute to the fields of education and technology by demonstrating that educational games are an effective pedagogical strategy for teaching Newtonian mechanics, making it easier to understand the concepts and sparking students’ interest in the subject.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o desenvolvimento e a implementação de um jogo educacional digital chamado "O Guia de Newton", criado para facilitar o ensino de mecânica newtoniana de forma envolvente. Desenvolvido na plataforma Unreal Engine 5 com a linguagem de programação da engine Blueprint Visual Scripting e C++, o jogo oferece uma experiência imersiva, ambientada no século XVII, onde o personagem principal, guiado por ensinamentos de Isaac Newton, aprende e aplica conceitos de física para superar obstáculos. Este projeto visa contribuir para as áreas de educação e tecnologia ao demonstrar que jogos educacionais são uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de mecânica newtoniana, facilitando a compreensão dos conceitos e despertando o interesse dos estudantes pela disciplina.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Software-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software - Development-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectMechanics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE-
Título: dc.titleAprendizado baseado em jogos para o ensino de conceitos básicos de mecânica newtoniana-
Título: dc.titleGame-based learning for teaching basic concepts of Newtonian mechanics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.