Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Sueli Gomes Rêis | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sérgio Rodrigo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:30:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:30:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096594 | - |
Descrição: dc.description | The use of digital technology in schools exposes opportunities and restrictions for those involved, requires adaptation and a detailed analysis that aims to understand the intervention options given the challenges present during the process. This work aims to analyze in depht how digital platforms are effectively employed in the educational context, which are the benefits of using these Technologies during classes, and also the challenges faced in the daily routine of schools. A bibliographic research was carried out, and it was found that the correct use of digital platforms as a support makes the teaching and learning process more dynamic for teachers and enjoyable for students. The conclusion was reached that the path to the effective use of digital platforms in education is still long, due to various existing challenges such as lack of infrastructure and training. However, overall, the benefits of integrating digital technology into schools are vast for both teachers and students. | - |
Descrição: dc.description | A utilização da tecnologia digital nas escolas expõe oportunidades e restrições para os envolvidos, exige adaptação e uma análise detalhada que visa compreender as opções de intervenção diante dos desafios presentes durante o processo. Este trabalho tem como objetivo analisar como as plataformas digitais são empregadas no contexto educacional, quais os benefícios da utilização dessas tecnologias durante as aulas e também os desafios enfrentados no cotidiano das escolas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e verificou-se que a utilização correta de plataformas digitais como ferramenta de apoio pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos para os professores e prazeroso para os alunos. Chegou-se à conclusão de que o caminho para a real utilização das plataformas digitais de maneira efetiva na educação ainda é longo, por conta dos vários desafios existentes como falta de estrutura e falta de capacitação, mas que de maneira geral, os benefícios com a inserção de tecnologia digital nas escolas são vastos tanto para professores quanto para os alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Plataformas digitais: o uso das plataformas digitais na educação | - |
Título: dc.title | Digital platforms: education use of digital platforms in | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: