A transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19: algumas considerações sobre o ensino de Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.contributorTocha, Neusa Nogas-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciana Schreiner-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Vinicius Gabriel Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:30:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:30:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30263-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096544-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to describe how the COVID-19 pandemic affected the Mathematics teaching in the final years of elementary school and which (and how) the Digital Technologies helped the remote Math classes in public and private schools, checking the difficulties found over the transition from presential to remote teaching. For that, we conducted a qualitative research, through a bibliographic study. In order to describe how the pandemic affected the teaching during this period, we present the actions taken by the states with the objective of minimizing learning losses and continue the school year. As a result of this study, it is evident that one of the major difficulties in transitioning from presential to remote teaching was the lack of resources, mainly for public schools and, the value of the Digital Technologies being present in the school contexto, as well as tyhe possibility of continued education of teachers to use those tools, in order to enable the implementation of these resources in and out the school.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo descrever como a pandemia COVID-19 afetou o ensino de matemática no Ensino Fundamental – anos finais – e quais e de que forma as Tecnologias Digitais auxiliaram as aulas remotas de matemática nas escolas públicas e privadas, verificando as dificuldades encontradas ao longo da transição do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Para descrever como a pandemia afetou o ensino durante esse período, apresentamos as medidas aplicadas pelos estados com o objetivo de minimizar as perdas educacionais e dar continuidade ao ano letivo. Como resultados desse estudo evidencia-se que uma das principais dificuldades de transição do ensino presencial para o remoto foi a indisponibilidade de recursos, principalmente, para as escolas públicas e, a importância das tecnologias digitais estarem presentes no âmbito escolar, bem como a possibilidade de formação continuada aos professores para utilizar tais ferramentas, a fim de viabilizar a implementação destes recursos dentro e fora das escolas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (Doença)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (Disease)-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction - Mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleA transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19: algumas considerações sobre o ensino de Matemática-
Título: dc.titleThe transition from presential to remote teaching during the COVID-19 pandemic: some considerations about mathematics teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.