Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Tocha, Neusa Nogas | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luciana Schreiner | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Vinicius Gabriel Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:30:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:30:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096544 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to describe how the COVID-19 pandemic affected the Mathematics teaching in the final years of elementary school and which (and how) the Digital Technologies helped the remote Math classes in public and private schools, checking the difficulties found over the transition from presential to remote teaching. For that, we conducted a qualitative research, through a bibliographic study. In order to describe how the pandemic affected the teaching during this period, we present the actions taken by the states with the objective of minimizing learning losses and continue the school year. As a result of this study, it is evident that one of the major difficulties in transitioning from presential to remote teaching was the lack of resources, mainly for public schools and, the value of the Digital Technologies being present in the school contexto, as well as tyhe possibility of continued education of teachers to use those tools, in order to enable the implementation of these resources in and out the school. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo descrever como a pandemia COVID-19 afetou o ensino de matemática no Ensino Fundamental – anos finais – e quais e de que forma as Tecnologias Digitais auxiliaram as aulas remotas de matemática nas escolas públicas e privadas, verificando as dificuldades encontradas ao longo da transição do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Para descrever como a pandemia afetou o ensino durante esse período, apresentamos as medidas aplicadas pelos estados com o objetivo de minimizar as perdas educacionais e dar continuidade ao ano letivo. Como resultados desse estudo evidencia-se que uma das principais dificuldades de transição do ensino presencial para o remoto foi a indisponibilidade de recursos, principalmente, para as escolas públicas e, a importância das tecnologias digitais estarem presentes no âmbito escolar, bem como a possibilidade de formação continuada aos professores para utilizar tais ferramentas, a fim de viabilizar a implementação destes recursos dentro e fora das escolas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (Doença) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (Disease) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction - Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | A transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19: algumas considerações sobre o ensino de Matemática | - |
Título: dc.title | The transition from presential to remote teaching during the COVID-19 pandemic: some considerations about mathematics teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: