Utilização de jogos didáticos no ensino de biologia: uma revisão de literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudiamara Cassoli-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Ana Claudia Pereira Spadacio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:30:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:30:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096492-
Descrição: dc.descriptionThe present work approached the use of games and didactic models as pedagogical resources that contribute to the students' learning, in the context of knowledge, per­sonal relationships, in the understanding of the contents of the discipline of Biology. In view of the challenges and limitations seen by Biology teachers in high school when teaching content related to vertebrate groups, animal classification, body mor­phology, cells and embryology, as well as scientific concepts that face the limitations of contextualization and interpretation of students in this way, teachers feel the need to modify their performance. Given the context, the intention was to produce a di­dactic sequence addressing the teaching of classes prepared using games, thus creating new possibilities for understanding the content, makinguse of information and communication technologies (ICT), specifically the playful applied to the content programmatic, for the development of competences and skills. The contemplation of the theme was due to its seriousness when proposing a new methodology, as well as materials that support Biology as a pleasurable teaching for students in view of its complexity. In light of this, a study was carried out regarding the presence of the theme in the years between 2018 and 2020, in the Revista Associação Brasileira de Ensino de Biologia, at Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación in 2011, model repository in the area of teaching the discipline. In this work, a scien­tific research had been carried out, through the use of bibliographic references in the form of research and reports of didactic materials, improving new views and content skills.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho abordou o uso dos jogos e modelos didáticos como recursos pedagógicos que contribuem para o aprendizado dos alunos, na contextualização de conhecimentos, relações pessoais, na compreensão dos conteúdos da disciplina de Biologia. Diante dos desafios e limitações vistos pelos professores de Biologia no Ensino Médio ao lecionar conteúdos relacionados com os grupos de vertebra­dos, classificação dos animais, morfologia corporal, células e embriologia, bem como conceitos científicos que se deparam com as limitações de contextualização e interpretação dos discentes. Dessa maneira, os professores necessitam melhorar a sua atuação. Diante do contexto, a intenção foi produzir uma sequência didática abordando o ensino de aulas preparadas com uso de jogos, criando assim, novas possibilidades de compreensão do conteúdo, fazendo uso das tecnologias de infor­mação e comunicação (TIC), especificamente o lúdico, aplicado aos conteúdos pro­gramáticos, para o desenvolvimento de competências e habilidades. A contempla­ção do tema se teve por conta da seriedade ao se propor uma nova metodologia, bem como materiais que amparam a Biologia como um ensino prazeroso para os alunos diante de sua complexidade. À luz disso, realizou­-se um estudo referente ao tema, nos últimos anos, na Revista Associação Brasileira de Ensino de Biologia, Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, repositório modelo na área de ensino da disciplina. Neste trabalho fora realizada uma pesquisa de cunho científico, por meio da utilização de referências bibliográficas em forma de pesquisa e relatos de materiais didáticos, aprimorando novas visões e habilidades do conte­údo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAffective education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUtilização de jogos didáticos no ensino de biologia: uma revisão de literatura-
Título: dc.titleThe use of teaching games in the teaching of biology: a literature review-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.