Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
Autor(es): dc.contributor | Bem, Carla Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, John Liniker da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:29:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:29:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096476 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to assess whether an industry, located in the city of Medianeira PR, has practices that encourage its employees to preserve the environment, as well as verifying whether employees have a basic understanding of environmental issues and daily actions that contribute to a sustainable development. Bibliographical research was carried out, characterizing the industries in Brazil, the problem of dumps, a brief history of environmental legislation, environmental education and environmental education in companies. The field research was carried out within the industry through the application of a questionnaire containing questions related to the importance of environmental education; dumps; waste separation; plastic/disposable cups; company actions to minimize environmental impacts; dumpsters; individual daily actions aimed at preserving the environment; changing consumption habits; concern for future generations. Data were collected from 50 (fifty) industry employees from different sectors. It is expected that the results will contribute to foster future actions aimed at environmental education projects in the business context. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo avaliar se uma indústria, localizada no município de Medianeira – PR, possui práticas que incentivem seus funcionários à preservação do meio ambiente bem como verificar se os funcionários possuem noções básicas sobre as questões ambientais e ações diárias que contribuam para um desenvolvimento sustentável. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, caracterizando as indústrias no Brasil, a problemática dos lixões, um breve histórico da legislação ambiental, educação ambiental e a educação ambiental nas empresas. A pesquisa de campo foi realizada dentro da indústria por meio da aplicação de um questionário contendo questões relativas à importância da educação ambiental; lixões; separação de resíduos; plástico/copos descartáveis; ações da empresa para minimizar os impactos ambientais; lixeiras; ações individuais cotidianas que visem a preservação do meio ambiente; mudança de hábitos de consumo; preocupação com as futuras gerações. Foram coletados dados com 50 (cinquenta) colaboradores da indústria de diversos setores. Esperase que os resultados contribuam para fomentar futuras ações voltadas para projetos de educação ambiental no contexto empresarial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico - Aspectos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economic development - Environmental aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL | - |
Título: dc.title | Com educação ambiental minha empresa fica legal | - |
Título: dc.title | With environmental education my company is cool | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: