Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Gislaine Flavia dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:29:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:29:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096457-
Descrição: dc.descriptionActive methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to promote meaningful learning for students in basic education. For that, it was necessary to conceptualize the active methodologies and their relevance. It was also verified which are the active methodologies used in educational institutions, their characteristics as well as the role of the teacher in this process. The theoretical foundation of this work was done through bibliographic research.-
Descrição: dc.descriptionAs metodologias ativas (MA) estão inseridas em algumas práticas escolares, onde instituição e docentes as utilizam como processo de aprendizagem dos discentes, com a finalidade de transmitir e promover um conhecimento significativo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar as metodologias ativas que estão sendo utilizadas para promover a aprendizagem significativa dos alunos da educação básica. Para isso, foi necessário conceituar as metodologias ativas e sua relevância. Também foram verificadas quais as metodologias ativas utilizadas nas instituições de ensino, suas características bem como o papel do professor nesse processo. A fundamentação teórica desse trabalho foi feita por intermédio de pesquisa bibliográfica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEficácia no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectEffective teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMetodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico-
Título: dc.titleActive methodologies as significant learning process in basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.