Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniza, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Edson Domingos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Daiana Pereira Pinheiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:29:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:29:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18942 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096433 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca compreender quais são os fatores que auxiliam na formação de jovens leitores, relacionando para isso, proposições de leitura que fazem parte do universo cotidiano destes jovens. O objetivo é mostrar que a leitura pode se tornar um momento mais prazeroso e motivador. Pretende-se, pois fazer uma discussão sobre a formação do leitor nesse sentido, a literatura infanto juvenil ocupa um papel primordial, pois expressa as diversas linguagens que compõem a sociedade na qual o jovem está inserido. Também é objetivo deste trabalho, procurar refletir como a leitura pode ser trabalhada na escola, na construção do conhecimento e contribuindo na preparação do cidadão, por meio de uma pesquisa teórica com base em autores como: José Nicolau Gregorin Filho, Isabel Solé, Regina Zilberman, entre outros e utilizando também uma pesquisa qualitativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader-response criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Como formar jovens leitores: Uma discussão sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: