
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bezerra Júnior, Arandi Ginane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Morais, Edival de | - |
| Autor(es): dc.creator | Matsunaga, Fausto Hideki | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:29:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:29:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1633 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096410 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Procedimento para o uso do Tracker como objeto de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation investigates the process of teaching and learning using a teaching object, the application called Tracker, which uses technological resources, through video analysis, in order to facilitate the interaction between physics laboratory experiments with imaging capabilities and video. This research was based on authors such as David Ausubel, Carl Rogers, Marco Antonio Moreira, and Pozo Crespo. This research aimed to evaluate the importance of activities using the application's features and mediation in the implementation of activities with the students of the first year of high school. In this work high school teachers and students of the first grade of high school of the Marist Santa Maria school. In order to verify if there was significant evidence on learning content related to horizontal launch projectile, an evaluation was applied on the properties involved in this content before and after using the Tracker. From the results obtained, there was a comparison of the knowledge that students had before and the knowledge gained after use, checking so that through the activities developed, we can see significant learning signs regarding the described content. In this research we observed that the mediation of the teacher in the Tracker application was fundamental to the result obtained. | - |
| Descrição: dc.description | Nessa dissertação investiga-se o processo de ensino-aprendizagem empregando um objeto de ensino, o aplicativo conhecido como Tracker, que utiliza recursos tecnológicos, através do vídeo análise, a fim de favorecer a interação entre os experimentos de laboratório de física com recursos de imagens e vídeo. Esta pesquisa fundamentou-se em autores como David Ausubel, Carl Rogers, Marco Antônio Moreira, Pozo e Crespo. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a importância das atividades utilizando os recursos do aplicativo e a mediação na aplicação das atividades desenvolvidas com os alunos da primeira série do ensino médio. Participaram deste trabalho professores do ensino médio e alunos da primeira série do ensino médio da escola Marista Santa Maria. No intuito de verificar se houve indícios de aprendizagem significativa no conteúdo relacionado ao lançamento horizontal de projétil, aplicou-se uma avaliação sobre as propriedades envolvidas neste conteúdo antes e após o uso do Tracker. A partir dos resultados obtidos, fez-se uma comparação entre o conhecimento que os estudantes tinham antes e o conhecimento adquirido após o seu uso, verificando então, que através das atividades desenvolvidas, podemos perceber indícios de aprendizagem significativa em relação ao conteúdo descrito. Nessa pesquisa observamos que a mediação do professor no processo de aplicação do Tracker foi fundamental para o resultado obtido. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Videoteipes na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics - Computer-assisted instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Video tapes in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
| Título: dc.title | Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio | - |
| Título: dc.title | Learning objects your strengths and difficulties in learning physics in high school | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: