Gestão democrática da escola pública: estudo de caso do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.creatorPerecim, Ivone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:29:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:29:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096230-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the democratic management of public schools, presents a theoretical approach reflective about Brazilian public education, focusing on the Colégio Estadual José Alfredo de Almeida (CEJAA) of the city of Mariluz. Discusses the history of education in Brazil, reflects on the relevant legislation and current quality of education offered. It presents data on the performance of Brazilian schools in national examinations, as well as the reality of CEJAA. Based on the literature relevant to the topic, discusses interventions in pursuit of improvement, complemented by interviews with the school community of CEJAA, the study found that the main problems affecting the daily lives of the school. It brings as a result of study reflections on the principles of democratic management, understanding and scores that have actions that will assist in the development of a quality education.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como temática a gestão democrática da escola pública, apresenta uma abordagem teórica reflexiva sobre a educação pública brasileira, tendo como foco o Colégio Estadual José Alfredo de Almeida (CEJAA) do município de Mariluz. Discute a trajetória da educação no Brasil, reflete sobre a Legislação pertinente e a qualidade da educação ofertada atualmente. Apresenta dados sobre o desempenho da escola brasileira nos exames nacionais, bem como a realidade do CEJAA. Com base na literatura pertinente ao tema, discute intervenções em busca da superação, complementado por entrevistas com a comunidade escolar do CEJAA, o estudo verificou quais os principais problemas que afligem o cotidiano do colégio. Traz como resultado de estudo reflexões sobre os princípios da gestão democrática, a compreensão que se tem e pontua ações que auxiliarão no desenvolvimento de uma educação de qualidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Estudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management and organization-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectSchools - Case studies-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública Municipal-
Título: dc.titleGestão democrática da escola pública: estudo de caso do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.