
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cargnin, Claudete | - |
| Autor(es): dc.contributor | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cargnin, Claudete | - |
| Autor(es): dc.contributor | Deimling , Natalia Neves Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Paula Cavalcante | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sander, Ricardo Ernani | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Alisson Carpegiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37604 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096146 | - |
| Descrição: dc.description | This study investigated the perceptions of undergraduate Chemistry students at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR), Campo Mourão campus, regarding their training to work with students who are the target audience of Special Education. The research is justified by the growing number of students with special educational needs and the importance of initial teacher education in promoting inclusive practices in basic education. The methodology involved a systematic literature review following the PRISMA protocol – which is a study method that aims to obtain new conclusions from the analysis of already published materials –, conducted using the CAPES Portal, as well as the application of a questionnaire – developed based on the review – administered to students from the third to the eighth semesters of the program. The results indicate that, although students recognize the relevance of school inclusion and have attended courses related to the topic, most do not feel adequately prepared to plan and conduct chemistry classes with an inclusive approach. This is particularly true for practical lessons, which demand specific ergonomic and physical adaptations, for both part of the teacher and the student of high school. Participants emphasized the need for more practical and targeted training, including workshops, internships focused on inclusion, and greater integration between chemistry content and adapted teaching strategies. The study concludes by suggesting that initial teacher education should be reinforced through the incorporation of inclusive pedagogical tools and hands-on experiences aimed at this student population, thereby ensuring more comprehensive technical and pedagogical preparation for the diverse realities present in contemporary classrooms. | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho investigou a percepção de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UTFPR – campus Campo Mourão sobre sua formação para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa é justificada pelo crescente ingresso de estudantes com necessidades educacionais específicas e pela importância da formação docente inicial na consolidação de práticas inclusivas na Educação Básica. O método envolveu revisão sistemática da literatura científica, conduzida por meio do protocolo PRISMA – que é um método de estudo que visa obter novas conclusões a partir da análise de materiais já publicados – no Portal de Periódicos da CAPES, além da aplicação de um questionário, desenvolvido após a revisão, a alunos matriculados do terceiro ao oitavo períodos do referido curso. Os resultados revelaram que, embora os discentes reconheçam a relevância da inclusão escolar e tenham cursado disciplinas relacionadas ao tema, a maioria deles não se sente preparada para planejar e executar aulas de Química com viés inclusivo, especialmente aulas práticas, as quais exigem determinadas disposições ergonômicas e físicas, tanto por parte do professor da Educação Básica quanto dos alunos. Os participantes destacaram a necessidade de uma abordagem mais prática e específica, com oficinas, estágios voltados à inclusão e maior integração entre os conteúdos de Química e estratégias de ensino adaptadas. Por fim, sugere-se fortalecer essa formação docente inicial por meio do estudo de ferramentas e experiências práticas inclusivas voltadas a esse público, garantindo maior preparação técnica-pedagógica para a diversidade presente nas salas de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Necessidades educacionais específicas na formação de professores de química: um estudo exploratório | - |
| Título: dc.title | Specific educational needs in chemistry teacher training: an exploratory study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: