Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ariati, Solange | - |
Autor(es): dc.creator | Althaus, Dalvane | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Anselmo Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1791 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096104 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this paper is to present an analysis of the planning and replanning of the teacher´s work in response to difficulties that occur in teacher-student interaction in the process of teaching and learning in and outside the classroom. The data was produced by means of the selfconfrontation method and the analysis is based on theoretical foundations coming from the ergonomics of teaching activity and from the clinic of activity. The results reveal that lack of reading on students´ part leads the teacher to replan the class at the very moment it is taking place, which, in spite of revealing the teacher´s experience with this kind of situation, ends up contributing to diminish the quality of the teaching and learning process. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de aspectos do planejamento e do replanejamento do trabalho docente em resposta a dificuldades que ocorrem na interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem dentro e fora de sala de aula. Os dados foram produzidos empregando-se o método de autoconfrontação e sua análise é feita com base em um referencial teórico proveniente da ergonomia da atividade docente e da clínica da atividade. Os resultados revelam que a falta de leitura dos alunos obriga o professor a replanejar a aula no exato momento em que ela acontece, o que, apesar de revelar a experiência docente com esse tipo de situação, acaba por contribuir para a perda da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Revista Querubim | - |
Relação: dc.relation | http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zquerubim_26_ve.pdf | - |
Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura (Ensino superior) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocational education - Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher - Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading (Higher education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Do planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: o que fazer quando os alunos não leem os textos indicados pelo professor? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: