Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kominek, Andréa Maila Voss | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6561-081X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0756516385105893 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kominek, Andréa Maila Voss | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6561-081X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0756516385105893 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Megg Rayara Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9203-9989 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0966589193883906 | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Nanci Stancki da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4970-2498 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4274116207418522 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Vicente Rosa Gualberto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096088 | - |
Descrição: dc.description | The present study’s objective is to analyze which strategies transexual men as Middle Grade and High School students developed to stay in school. The specific objectives were to explore which challenges they faced during this period, and how was the reception found there. The research happened in the following steps: literature review for the assessment of categories which guided the interviews and through which they were analyzed, regarding the themes of gender, sex, and sexuality; field research, for the researcher to get closer to their collaborators, with semi-structured interviews, a preestablished and flexible script, which tried to investigate how the school environment was receptive to the participants, and how this shaped out challenges to stay in school; data analysis, that occurred through an exchange between the knowledge acquired through the literature review and the situations and strategies most referred to during the interviews, by means of elaborating the categories for analysis. With these steps, the results of this research were to demonstrate how cisheteronormativity becomes a way of social control of trans people, and how that limits the social spaces in which their stay is accepted and welcomed. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo analisar quais as estratégias desenvolvidas por homens transexuais do ensino fundamental e médio para permanecerem no ambiente escolar. Os objetivos específicos, por sua vez, foram de explorar quais os desafios encontrados por sujeitos durante esse período e qual o acolhimento encontrado lá. A pesquisa ocorreu com os seguintes passos: revisão bibliográfica para o levantamento de categorias para orientar as entrevistas, relacionando com os temas de gênero, sexo e sexualidade; pesquisa de campo, para aproximar o pesquisador dos seus colaborades, através de entrevistas semi-estruturadas, com um roteiro pré-estabelecido e flexível, na qual se procura investigar como o ambiente escolar era receptivo com os participantes, e como isso repercutiu em desafios para permanecer nesse local; análise dos dados, que se deu por um diálogo entre os conhecimentos advindos da revisão de literatura, e as situações e estratégias mais relatadas nessas, por meio da elaboração de categorias de análise. Com isso, obtiveram-se como conclusões da pesquisa demonstrou como a cisheteronormatividade se torna uma forma de controle social de pessoas trans, e como isso delimitou o espaço social no qual sua estadia é aceita e encorajada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transexuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transsexuals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transphobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marginality, Socia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Harassment in schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Quando a escola é uma tragédia na vida de alguém: estratégias e sobrevivências de travestis e transexuais no ambiente escolar | - |
Título: dc.title | When school is a tragedy in someone’s life: strategies and survivals of transvestites and transsexuals in the school environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: