
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Probst, Roy Wilhelm | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3282-6096 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8875516070185483 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Krindges, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2575-9315 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6745819763260853 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Baez Sanchez, Andres David | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3456-6761 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9044875487251194 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Probst, Roy Wilhelm | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3282-6096 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8875516070185483 | - |
| Autor(es): dc.creator | Nabarro, Fernando Moretti Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35803 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096043 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents a concise and practical approach for Basic Education teachers to address the main aspects of teaching the number Pi in the classroom. It begins with a historical introduction that contextualizes the necessity and origin of this number. Subsequently, it discusses the evolution of methodologies for determining its value over the centuries and examines its application in the school context. Additionally, this study analyzes how pi is treated in Basic Education textbooks, considering regulatory demands. Finally, a practical activity is proposed to encourage knowledge construction, prioritizing the understanding of concepts and their applications. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta, de forma concisa e prática para professores do Ensino Básico, os principais aspectos do ensino do número pi em sala de aula. Inicia-se com uma introdução histórica que contextualiza a necessidade e origem desse número. Em seguida, aborda-se a evolução das metodologias para a determinação de seu valor ao longo dos séculos e discute-se sua aplicação no contexto escolar. Além disso, o trabalho analisa o tratamento do número pi em livros didáticos da Educação Básica, considerando as exigências dos órgãos regulamentadores. Por fim, propõe-se uma atividade prática que busca promover a construção do conhecimento, priorizando a compreensão dos conceitos e suas aplicações. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pi (Matemática) - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Números transcendentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Números irracionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquimedes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pi - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transcendental numbers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - History | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Irrational numbers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Archimedes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | O número Pi no ensino básico | - |
| Título: dc.title | The number Pi in basic education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: