O número Pi no ensino básico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProbst, Roy Wilhelm-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483-
Autor(es): dc.contributorKrindges, André-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-2575-9315-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853-
Autor(es): dc.contributorBaez Sanchez, Andres David-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3456-6761-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9044875487251194-
Autor(es): dc.contributorProbst, Roy Wilhelm-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483-
Autor(es): dc.creatorNabarro, Fernando Moretti Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:28:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:28:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35803-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096043-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a concise and practical approach for Basic Education teachers to address the main aspects of teaching the number Pi in the classroom. It begins with a historical introduction that contextualizes the necessity and origin of this number. Subsequently, it discusses the evolution of methodologies for determining its value over the centuries and examines its application in the school context. Additionally, this study analyzes how pi is treated in Basic Education textbooks, considering regulatory demands. Finally, a practical activity is proposed to encourage knowledge construction, prioritizing the understanding of concepts and their applications.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta, de forma concisa e prática para professores do Ensino Básico, os principais aspectos do ensino do número pi em sala de aula. Inicia-se com uma introdução histórica que contextualiza a necessidade e origem desse número. Em seguida, aborda-se a evolução das metodologias para a determinação de seu valor ao longo dos séculos e discute-se sua aplicação no contexto escolar. Além disso, o trabalho analisa o tratamento do número pi em livros didáticos da Educação Básica, considerando as exigências dos órgãos regulamentadores. Por fim, propõe-se uma atividade prática que busca promover a construção do conhecimento, priorizando a compreensão dos conceitos e suas aplicações.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPi (Matemática) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros transcendentes-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - História-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros irracionais-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectArquimedes-
Palavras-chave: dc.subjectPi - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTranscendental numbers-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - History-
Palavras-chave: dc.subjectIrrational numbers-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectArchimedes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleO número Pi no ensino básico-
Título: dc.titleThe number Pi in basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.