Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bidarra, Zelimar Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3567-6794 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9813725752507728 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bidarra, Zelimar Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3567-6794 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9813725752507728 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cesconeto, Eugenia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0543-5401 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7970756374755211 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Ivana Aparecida Weissbach | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9754-8560 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3133927588160095 | - |
Autor(es): dc.creator | Polo, Daniela Brun | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096030 | - |
Descrição: dc.description | This research has as object of study the Student Aid Program in federal universities, which sought to understand and evaluate the organization, implementation and structuring of this program in federal universities located in the southern region of Brazil, through the information published on the official websites of these federal universities, evidencing the operationalization of student assistance, which deal with responses designed to address the vulnerabilities highlighted by academics. For this purpose, the present research adopts the modality of bibliographical and documentary study, from which it is intended to reflect on some of the contradictions present in the implementation of the public education policy at the higher education level, mainly with regard to student assistance. The methodology proposed for the development of the research has a qualitative character, having as theoretical support the dialectical historical materialist method, being an exploratory and explanatory research. The approach to the theme will seek to critically contextualize social policy, with emphasis on higher education, after the second university reform that took place in the neoliberal context, in order to achieve this objective, higher education will be “divided” between the existing governments after the 2000s. The emphasis of the educational social policy in higher education falls on the student assistance program, which articulates dimensions of public policy on higher education, which expresses one of its contradictions by referring both to the struggles of the student movement and as a strategic part of the capitalist expansion. The source material for the research will be obtained through data collection on the websites of federal universities in the southern region of the country, within which we will seek to identify the actions, programs and student assistance projects that these universities develop, both in terms of refers to “bolsification” as well as other services offered by universities. The effectiveness of the research will be based on documental and bibliographical analysis. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Programa de Auxílio Estudantil nas universidades federais, o qual buscou-se compreender e avaliar a organização, implementação e estruturação deste programa nas universidades federais localizadas na região sul do Brasil, através das informações publicizadas nos sites oficiais dessas universidades federais, evidenciando a operacionalização da assistência estudantil, que tratam das respostas elaboradas para o atendimento às vulnerabilidades evidenciadas por acadêmicos. Para essa finalidade, a presente pesquisa adota a modalidade de estudo bibliográfico e documental, a partir do qual se pretende refletir sobre algumas das contradições presentes na implementação da política pública de educação no nível do ensino superior, principalmente no que tange à assistência estudantil. A metodologia proposta para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo possuindo como aporte teórico o método materialista histórico dialético, sendo uma pesquisa exploratória e explicativa. A abordagem do tema buscará contextualizar criticamente a política social, com ênfase no ensino superior, após a segunda reforma universitária ocorrida no contexto neoliberal, para a realização de tal objetivo, o ensino superior será “dividido” entre os governos existentes após os anos 2000. A ênfase da política social educacional no ensino superior, recai sobre o programa de assistência estudantil, que articula dimensões da política pública de educação superior, que expressa uma de suas contradições ao se referir tanto às lutas do movimento estudantil, quanto como parte estratégica da expansão capitalista. O material fonte da pesquisa será obtido por meio levantamento de dados nos sites das universidades federais da região Sul do país, dentro dos quais buscar-se-á identificar as ações, programas e projetos de assistência estudantil que essas universidades desenvolvem, tanto no que se refere a “bolsificação” quanto outros serviços oferecidos pelas universidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Ciências Sociais Aplicadas | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | - |
Publicador: dc.publisher | UNIOESTE | - |
Relação: dc.relation | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6912 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Auxílio financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student aid | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | SERVIÇO SOCIAL | - |
Título: dc.title | Desvendando a assistência estudantil: as diferenças entre o auxílio estudantil e os serviços de permanência estudantil | - |
Título: dc.title | Unraveling student assistance: the differences between student aid and student residence services | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: