Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cziulik, Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Cziulik, Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Adriano Araujo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Germer, Eduardo Matos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jhenyson Thiago dos | - |
Autor(es): dc.creator | Mosele, Robson Cristhyan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35258 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1096027 | - |
Descrição: dc.description | Many of the individual and organizational knowledge – especially in mechanical engineering and related areas, are constituted on the tacit form, which are in the mind of all people and is related to the practical experiences of the individual, contributing considerably to the capacity interpretation and analysis of a particular aspect or situation. However, this characteristic makes tacit knowledge hard to be articulated and replicated without an appropriate mechanism to facilitate its capture and formalization. Thus, this work presents a proposal for a methodology for formalizing tacit knowledge, looking forward to facilitate its dissemination in teaching-learning environments. To develop this objective, the theoretical-practical methodological approach was used with the help of the Scrum framework to synthesize the observations considered. The methodology developed here and called Tácito em Tela, consists of a structure composed of six steps for organizing and planning the content, helped by a checklist developed by the team, in order to systematize the dissemination of such knowledge, thus facilitating the process of capture, formalization and distribution of it. According to the experiment tested by the authors, it was observed that the proposed methodology is easy to apply and promotes immediate positive results, both for the disseminator and for the learner. Finally, it can be said that the objective listed above was achieved. | - |
Descrição: dc.description | Muito do conhecimento individual e organizacional – principalmente em áreas de engenharia mecânica e correlatas, se constitui na forma tácita, a qual, por sua vez, está na mente de todas as pessoas e relaciona-se às experiências práticas do indivíduo, contribuindo consideravelmente à capacidade de interpretação e análise sobre determinado aspecto ou situação. Contudo, tal característica subjetiva faz do conhecimento tácito difícil de ser articulado e replicado sem um mecanismo apropriado para facilitar sua captação e formalização. Desta forma, neste trabalho é apresentada uma proposta de metodologia para formalização do conhecimento tácito, visando facilitar a disseminação do mesmo em ambientes de ensino-aprendizagem. Para desenvolvimento desse objetivo, foi empregada a abordagem metodológica teórico-prática com o auxílio do framework Scrum para sintetização das observações realizadas. A metodologia aqui desenvolvida e denominada Tácito em Tela, consiste de uma estrutura composta de seis etapas para organização e planejamento do conteúdo, com o auxílio de um checklist desenvolvido pela equipe, de modo a sistematizar a disseminação de tal conhecimento, facilitando assim o processo de captação, formalização e distribuição do mesmo. Desta forma, conforme experimento realizado, observou-se que a metodologia proposta é de fácil aplicação e promove resultados imediatos positivos, tanto para o disseminador quanto para o aprendiz. Por fim, pode-se afirmar que o objetivo elencado anteriormente foi atingido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia mecânica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanical engineering - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de proposta de metodologia para formalização de conhecimento tácito | - |
Título: dc.title | Development of a proposed methodology for formalizing tacit knowledge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: