Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Bruna Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29638 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095962 | - |
Descrição: dc.description | The present work intends to present, through bibliographic research, the importance of understanding what is behind the low income of lowincome children. It seeks to discuss possible causes of school failure and what can interfere in this context. The objective is to analyze the causes and factors that affect the school performance of these students, thusoffering for those involved in the learningprocess the possibility to better deal with the living condition of their students. Seeing the reality lived by their students can allow teachers to transmit knowledge more efficiently. In most of the time thesestudents have no interest in acquiring, knowing and understanding the contents offered by teachers, for lack of family encouragement or even the school itself for discrediting those students who live on the margins of society. The knowledge of the variousconditions that a student may face can enable the contents to be taught more within their reality. Many of the conditions can affect development, such as: malnutrition, family conditions, lack of basic sanitation, homelessness, absence of parents and family. Strategies have been suggested so that students have greater learning possibilities, analyzing the factors and causes of low performance. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende apresentar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância de se entender o que está por trás do baixo rendimento de crianças de baixa renda. Procura discutir possíveis causas do fracasso escolar e o que pode interferir nesse contexto. O objetivo é analisar as causas e fatores que afetam o rendimento escolar desses alunos, oferecendo assim, para os envolvidos com o processo de ensino aprendizagem, a possibilidade de lidar melhor com a condição devida dos seus alunos. Enxergar a realidade vivida por seus alunos pode permitir aos professores a transmissão mais eficiente dos conhecimentos. Em grande parte do tempo esses alunos não tem interesse nenhum em adquirir, conhecer e entender os conteúdos oferecidos pelos professores, por falta de estímulo familiar ou até mesmo da própria escola por desacreditar desses alunos que vivem às margens da sociedade. O conhecimento das várias condições que um aluno pode enfrentar pode possibilitar que os conteúdos sejam ensinados mais dentro de sua realidade. Muitas das condições podem afetar o desenvolvimento, tais como: desnutrição, condições familiares, falta de saneamento básico, falta de casa, ausência de pais e familiares. Foram sugeridas estratégias para que os alunos tenham maiores possibilidades de aprendizado, analisando os fatores e causas do baixo desempenho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Economic aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | As nuances do desenvolvimento escolar de crianças de baixa renda | - |
Título: dc.title | The nuances of school development of low-income children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: