Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Cindy Renate Piassetta | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Bordenousky Filho, Renato | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Marta Karina | - |
Autor(es): dc.creator | Hirai, Daniela Narumi | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Maiara Miotti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095942 | - |
Descrição: dc.description | The present work proposes the development of a children’s toy to promote the socioemotional development of children in the concrete operational phase between 6 and 9 years old. The Covid-19 pandemic and the resulting social isolation have worsened the socio-emotional difficulties of children and adolescents, creating an opportune context for carrying out this study. The Human Centered Design (HCD) methodology was used to ensure that the toy met the needs and expectations of the target audience. After passing through the UTFPR Ethics Committee, the study was authorized to carry out participatory research with the Cub Scouts of the Scout Group Santos Dumont 20/PR, where the socio-emotional skills to be developed were identified: communication and teamwork, as well as playful elements that needed to be incorporated into the toy. As a result, the product developed, based on these field observations and based on the principles of Emotional Design, child development and socio-emotional skills, focuses on promoting positive and constructive experiences for children. The development in stages, following the methodology defined in the scope of the project allowed three meetings to be held with the Cub Scouts, thus obtaining constant feedback from the children. It is understood, therefore, that the final product has artistic, cultural, educational and social relevance, contributing to the integral development of children from a design perspective. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um brinquedo infantil para a promoção do desenvolvimento socioemocional de crianças na fase operatórioconcreto, entre 6 e 9 anos. A pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social agravaram as dificuldades socioemocionais de crianças e adolescentes, gerando um contexto oportuno para a realização deste estudo. A metodologia do Human Centered Design (HCD) foi utilizada para garantir que o brinquedo atendesse às necessidades e expectativas do público-alvo. Após passar pelo Comitê de Ética da UTFPR, o estudo foi autorizado a realizar pesquisas participativas com os Lobinhos do Grupo Escoteiro Santos Dumont 20/PR, onde foram identificadas as habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas: comunicação e trabalho em equipe, bem como os elementos lúdicos que precisavam ser incorporados ao brinquedo. Como resultado, o produto desenvolvido, a partir destas observações em campo e da fundamentação sobre princípios do Design Emocional, desenvolvimento infantil e habilidades socioemocionais, tem foco na promoção de experiências positivas e construtivas para as crianças. O desenvolvimento em etapas, seguindo a metodologia definida no escopo do projeto, permitiu a realização de três encontros com os Lobinhos obtendo assim o feedback constante das crianças. Entende-se, portanto, que o produto final tem relevância artística, cultural, educacional e social, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças a partir do olhar do design. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação afetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades sociais em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência emocional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toys | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affective education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social skills in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotional intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Brinquedo infantil para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais | - |
Título: dc.title | Children's toy for socioemotional skill development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: