Altas habilidades e superdotação: uma reflexão sobre o tema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Vanessa Stefani de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:28:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:28:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20974-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095927-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its Theme High skills and Giftedness: a reflection on the topic. This bibliographical research sought to identify the social and interactive behavior of students with high abilities and giftedness, which has school and affective relationship with other people, among them family, their social relations. In this way, through a bibliographical research it was possible to conclude that many gifted students suffer from learning problems and relationship in the school environment. Thus, it was possible to find strong evidence that this problem is arising out of lack of knowledge and understanding on the part of professionals of education and also in the family environment. Throughout this study, therefore, sought to establish that the affectivity, in many cases, enhances the social contact, affective and school of gifted students, making these, fully develop your skills without losing the characteristics common to their ages. The study revealed that with the construction of an affective environment and more knowledge for the detection of such symptoms, the family and, especially, the school community have key roles in the formation and development of cognitive and social gifted students may develop a quality education.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática Altas Habilidades e Superdotação: Uma reflexão sobre o tema. Esta pesquisa bibliográfica buscou identificar o comportamento social e interativo dos alunos com altas habilidades e superdotação, os quais tem na escola e no relacionamento afetivo com as demais pessoas dentre elas a família, suas relações sociais. Dessa forma, através de uma pesquisa bibliográfica foi possível concluir que muitos alunos superdotados sofrem com problemas de aprendizagem e de relacionamento no ambiente escolar. Assim, foi possível constatar fortes indícios de que essa problemática seja oriunda de falta de conhecimento e de compreensão por parte dos profissionais da educação e também no ambiente familiar. Ao longo deste estudo, portanto, procurou-se estabelecer que a afetividade, em muitos casos, potencializa o contato social, afetivo e escolar dos alunos superdotados, fazendo com que esses, desenvolvam plenamente as suas habilidades sem perder as características comuns às suas idades. O estudo revelou, portanto, que com a construção de um ambiente afetivo e mais conhecimento para a detecção desses sintomas, a família e, sobretudo, a comunidade escolar têm papéis fundamentais na formação e no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos superdotados podendo desenvolver uma educação de qualidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades sociais em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Palavras-chave: dc.subjectGifted persons-
Palavras-chave: dc.subjectSocial skills in children-
Palavras-chave: dc.subjectAffective education-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleAltas habilidades e superdotação: uma reflexão sobre o tema-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.