
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Giménez Lugo, Gustavo Alberto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Colas, Cédric | - |
| Autor(es): dc.contributor | von Lucken Martinez, Christian Daniel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tacla, Cesar Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fabro, João Alberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Junges, Natan de Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33247 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095921 | - |
| Descrição: dc.description | It still remains a mystery how social interactions can be learned só early in the human development process. Trying to understand better how social interactions work and how they emerge in infancy, Bruner (1983) presented the concept of a Pragmatic Frame (PF), a way to describe and study social interactions. This work addresses part of the mystery of learning a PF, proposing a taxonomy and a computational representation of Pfs, which are used in a solution for an artificial agent to learn a specific part of a PF through FAMA (Aineto, Jiménez Celorrio e Onaindia (2019), Aineto, Jiménez e Onaindia (2019)), an action model learning approach. This solution is implemented and tested with experiments that try to assess its viability. | - |
| Descrição: dc.description | Ainda permanece um mistério como as interações sociais podem ser aprendidas tão cedo no processo de desenvolvimento humano. Procurando entender melhor como as interações sociais funcionam e como elas emergem na infância, Bruner (1983) apresentou o conceito de Pragmatic Frame (PF) (enquadramento pragmático, em tradução livre), uma forma de descrever e estudar as interações sociais. Este trabalho aborda parte do mistério de aprender um PF, propondo uma taxonomia e uma representação computacional de Pfs, que são usadas em uma solução para um agente artificial aprender uma parte específica de um PF através de FAMA (Aineto, Jiménez Celorrio e Onaindia (2019), Aineto, Jiménez e Onaindia (2019)), uma abordagem de aprendizado de modelo de ação. Esta solução é implementada e testada com experimentos que tentam verificar sua viabilidade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia de Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado do computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social interaction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Machine learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer architecture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Learning pragmatic frames in a computational architecture | - |
| Título: dc.title | Aprendendo pragmatic frames em uma arquitetura computacional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: