Learning pragmatic frames in a computational architecture

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiménez Lugo, Gustavo Alberto-
Autor(es): dc.contributorColas, Cédric-
Autor(es): dc.contributorvon Lucken Martinez, Christian Daniel-
Autor(es): dc.contributorTacla, Cesar Augusto-
Autor(es): dc.contributorFabro, João Alberto-
Autor(es): dc.creatorJunges, Natan de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:28:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:28:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095921-
Descrição: dc.descriptionIt still remains a mystery how social interactions can be learned só early in the human development process. Trying to understand better how social interactions work and how they emerge in infancy, Bruner (1983) presented the concept of a Pragmatic Frame (PF), a way to describe and study social interactions. This work addresses part of the mystery of learning a PF, proposing a taxonomy and a computational representation of Pfs, which are used in a solution for an artificial agent to learn a specific part of a PF through FAMA (Aineto, Jiménez Celorrio e Onaindia (2019), Aineto, Jiménez e Onaindia (2019)), an action model learning approach. This solution is implemented and tested with experiments that try to assess its viability.-
Descrição: dc.descriptionAinda permanece um mistério como as interações sociais podem ser aprendidas tão cedo no processo de desenvolvimento humano. Procurando entender melhor como as interações sociais funcionam e como elas emergem na infância, Bruner (1983) apresentou o conceito de Pragmatic Frame (PF) (enquadramento pragmático, em tradução livre), uma forma de descrever e estudar as interações sociais. Este trabalho aborda parte do mistério de aprender um PF, propondo uma taxonomia e uma representação computacional de Pfs, que são usadas em uma solução para um agente artificial aprender uma parte específica de um PF através de FAMA (Aineto, Jiménez Celorrio e Onaindia (2019), Aineto, Jiménez e Onaindia (2019)), uma abordagem de aprendizado de modelo de ação. Esta solução é implementada e testada com experimentos que tentam verificar sua viabilidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado do computador-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura de computador-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interaction-
Palavras-chave: dc.subjectMachine learning-
Palavras-chave: dc.subjectComputer architecture-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleLearning pragmatic frames in a computational architecture-
Título: dc.titleAprendendo pragmatic frames em uma arquitetura computacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.