Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Morande, Patrícia Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095884 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa refletir sobre o atual cenário tecnológico que se faz presente nas diversas esferas da nossa sociedade e, como não podia deixar de ser, também nas escolas. Com a invasão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e o acesso fácil a elas, faz-se necessário uma discussão acerca do papel do professor e dos desafios presentes no cotidiano escolar, objetivando sua utilização de forma criativa e inovadora, buscando alternativas e possibilidades para que elas se tornem ferramentas pedagógicas facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Nesse contexto de mudanças que se operam no contexto educacional devido à introdução das novas tecnologias, surge a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, para que os docentes tenham as habilidades e competências necessárias para lidar com os novos recursos tecnológicos disponíveis e consigam compreender porque e como transformá-los em recursos de apoio ao processo educativo. Para realizar os objetivos deste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica por meio de leitura sistemática de livros, artigos, periódicos e revistas especializadas, sobre estudos e informações relacionadas ao assunto em questão, a fim de compreender os conceitos e pressupostos apresentados pelos autores, relevantes ao tema abordado. Ainda, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da coleta de dados nas escolas públicas estaduais da região de Jaú, sobre as condições técnicas encontradas nos equipamentos multimídia, o emprego de recursos baseados nas NTIC pelos professores, além de como e com que frequência ela ocorre, utilizando-se, para tanto, de formulário eletrônico com questionário padronizado, que tiveram os resultados posteriormente analisados e interpretados. Tal pesquisa apontou que os professores concordam integralmente sobre a importância das novas tecnologias como apoio à aprendizagem, porém, muitos nunca participaram de cursos de formação sobre esse tema e mesmo tendo participado, alguns disseram não ter aplicado em suas aulas as metodologias que aprenderam em tais cursos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers - Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como aliadas no processo de ensino e aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: