Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Yuri Kaszubowski | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rafael Alves Paes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rodolfo Adamshuk | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Yuri Kaszubowski | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bruna Mattioli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:28:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:28:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32388 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095883 | - |
Descrição: dc.description | Due to the increase in the volume of spatial data and the evolution of geolocation software and applications, it generates an increasing need for extraction and analysis of spatial data, since these are used to solve real-world problems, such as location, locomotion, logistics, territorial and environmental analysis, among others. This final paper aims to present a comparative study between the main libraries for visualizing spatial data from the Python and R programming languages. The methodology of this final paper is to carry out a research and survey of the main existing libraries for visualizing spatial data in Python and R, establish comparison criteria between them and determine the libraries that best meet each need. As a result, comparative tables of the main libraries and the functionalities defined by the comparison criteria will be made available. The result may serve as input for future works in the area of spatial data visualization, facilitating the choice of the library that best suits the needs of researchers and programmers. | - |
Descrição: dc.description | O aumento do volume de dados espaciais e a evolução de softwares e aplicativos de geolocalização geram a necessidade, cada vez maior, de extração e análise dos dados espaciais, visto que esses softwares são utilizados para a solução de problemas do mundo real, como localização, locomoção, logística, análise territorial e ambiental, entre outros. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo apresentar um estudo comparativo entre as principais bibliotecas para visualização de dados espaciais das linguagens de programação Python e R. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de levantamento das principais bibliotecas existentes para a visualização de dados espaciais no Python e R, então foram estabelecidos critérios de comparação entre elas para determinar as bibliotecas que atendem melhor cada necessidade. Como resultado da análise comparativa realizada entre as funcionalidades contidas nas bibliotecas, foram elaboradas tabelas que exibem os principais critérios de comparação entre as bibliotecas para visualização de dados espaciais com a finalidade de facilitar a análise e escolha destas pelos pesquisadores e programadores. Este trabalho servirá também como referencial teórico para futuros trabalhos na área de visualização de dados espaciais e facilitar a escolha da biblioteca que mais se adequa às necessidades de pesquisadores e programadores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ciência de Dados | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Python (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | R (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados geoespaciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Python (Computer program language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | R (Computer program language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geospatial data | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Bibliotecas para visualização de dados espaciais em aplicações web: estudo comparativo | - |
Título: dc.title | Libraries for visualizing spatial data in web applications: a comparative study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: