
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Geraldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Geraldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Richard Duarte | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schmitke, Luiz Rafael | - |
| Autor(es): dc.creator | Vergara, César de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:27:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:27:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31837 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095847 | - |
| Descrição: dc.description | User experience design is a very relevant topic in today's digitized world, na increasing number of people are interacting with products and services, physical or digital, and reporting their experiences about these systems. This monograph seeks to study the concepts of UX Design and from them to make an analysis of the user interface of the academic portal of UTFPR and proposal of update. In this research the focus is on user experience in digital products, web page interfaces. In addition, this work aims to contextualize the attributions of a UX Designer, as well as highlighting the importance of the user experience in these days. This study has the role of analyzing which factors affect user usability in a web interface and how these factors can change the user experience. A usability survey was carried out among users of the UTFPR Student Portal. Based on the results of this research and the 10 Nielsen heuristics, prototypes of the system's interface were developed following the usability guidelines for interface design. | - |
| Descrição: dc.description | O design de experiência de usuário é um tópico muito relevante nesse mundo digitalizado dos dias atuais, cada vez mais as pessoas têm interagido com produtos e serviços, físicos ou digitais, e relatando suas experiências acerca desses sistemas. Esta monografia busca estudar os conceitos de UX Design e a partir deles fazer uma análise de interface de usuário do portal acadêmico da UTFPR e proposta de atualização. Nesta pesquisa o foco é na experiência de usuário em produtos digitais, interfaces de páginas da web. Além disso, esse trabalho tem o objetivo de contextualizar as atribuições de um UX Designer, assim como destacar a importância da experiência do usuário atualmente. Esse estudo tem o papel de analisar quais fatores afetam na usabilidade do usuário em uma interface web e como esses fatores podem alterar a experiência de uso. Foi realizado uma pesquisa de usabilidade dentre usuários do portal do aluno da UTFPR. A partir dos resultados desta pesquisa, e das 10 heurísticas de Nielsen foram desenvolvidos protótipos de interface do sistema seguindo as diretrizes de usabilidade de design de interface. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interfaces de usuário (Sistemas de computação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interface de usuário baseada na Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de protótipos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sites acadêmicos da Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | User interfaces (Computer systems) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web-based user interfaces | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prototypes, Engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scholarly Web sites | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Proposta de atualização da interface do portal do aluno da UTFPR a partir de conceitos de User Experience (UX) | - |
| Título: dc.title | UTFPR student portal interface update proposed from User Experience (UX) concepts | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: