Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Decio Estevao do | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5902-6545 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5009182371990039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sidarta Ruthes de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1781-9402 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9580093888986553 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Decio Estevao do | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5902-6545 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5009182371990039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8901-629X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1216712773575109 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sidarta Ruthes de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1781-9402 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9580093888986553 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Valdir | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0568-2920 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7651683680159601 | - |
Autor(es): dc.creator | Moutinho, Maria Elisa Pospissil | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:27:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:27:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33659 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095835 | - |
Descrição: dc.description | Climate change represents a global challenge, impacting both the present and the future of humanity. The way a phenomenon is addressed is crucially shaped by public perception. A key challenge in combating the climate emergency is how to communicate and motivate society to take urgent action, and the media are crucial to the public’s understanding of this problem. The aim of the research is to characterize the public perception of science in climate change communication. The methodological path to achieving this goal involves a bibliographical survey and content analysis of publications and readers’ comments in articles on climate change published in the online newspapers Gazeta do Povo and Folha de São Paulo, between January 2022 and June 2023. We analyzed 37 published articles and 2,492 comments from the sources cited. The main result is that, from the perspective of climate change communication – predominantly carried out by journalists who, using digital platforms, seek to bring information to citizens (readers) só that they can understand the phenomenon – the conclusion is that science is perceived by citizens, who are largely uninformed or misinformed, as something political and something to be treated with irony and skepticism. The results achieved can be useful in developing targeted campaigns that address precisely those areas where knowledge gaps or misinformation are widespread in order to educate the public about scientific issues such as climate change. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | As mudanças climáticas representam um desafio global, impactando tanto o presente quanto o futuro da humanidade. A forma como um fenômeno é abordado é crucialmente moldada pela percepção pública. Um desafio-chave para combater a emergência climática é como comunicar e motivar a sociedade a tomar medidas e ações urgentes, e os meios de comunicação são cruciais para a compreensão deste problema pelo público. O objetivo da pesquisa é caracterizar a percepção pública da ciência na comunicação das mudanças climáticas. O caminho metodológico para atingir esse objetivo envolve uma pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo de publicações e comentários de leitores em matérias sobre mudanças climáticas publicadas nos jornais online Gazeta do Povo e Folha de São Paulo, entre janeiro de 2022 e junho de 2023. Foram analisadas 37 matérias publicadas e 2.492 comentários das fontes citadas. Como resultado principal, tem-se que, a partir da perspectiva da comunicação da mudança climática – predominantemente, feita por jornalistas, que usando plataformas digitais, buscam levar informação ao cidadão (leitor) para que ele entenda o fenômeno – chega-se à conclusão de que a ciência é percebida pelos cidadãos, em grande parte desinformados ou mal-informados, como algo político e algo a ser tratado com ironia e ceticismo. Os resultados alcançados, podem ser úteis no desenvolvimento de campanhas direcionadas, que abordem precisamente as áreas em que lacunas de conhecimento ou desinformação são generalizadas a fim de educar o público sobre temas científicos, como a mudança climática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Opinião pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Climatic changes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication in science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public opinion | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | A percepção pública da ciência na comunicação das mudanças climáticas: caso de estudo de jornais online | - |
Título: dc.title | Public perception of science in climate change communication: a case study of online newspapers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: