Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira Junior, Hércules Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1760-7621 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6668800910212964 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Josie Agatha Parrilha da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8778-6792 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7528954595127003 | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Gizele Iank | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:27:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:27:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30198 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095833 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: A arte de confeccionar o ukulele: uma abordagem social, científica e tecnológica | - |
Descrição: dc.description | The research carried out in this work highlights the relationships between scientific and technological literacy for teaching luteria, through the making of the ukulele musical instrument in a luteria workshop offered by the IFPR campus Telêmaco Borba. With the objective of enabling contributions through an investigative proposal in scientific and technological literacy through the ukulele musical instrument. The study of luteria led us to realize the scarcity of teaching materials that present an accessible level of understanding for the context of the members. As a contribution to scientific and technological literacy in the presented context, through a qualitative approach, a didactic product was developed in the form of a handout that resulted in good contributions to the professional and human training of the luteria exercised by the students. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa realizada neste trabalho destaca as relações da alfabetização científica e tecnológica para o ensino de luteria, através da confecção do instrumento musical ukulele em uma oficina de luteria ofertada pelo IFPR campus Telêmaco Borba. Com o objetivo de possibilitar contribuições através de uma proposta investigativa na alfabetização científica e tecnológica através do instrumento musical ukulele. O estudo da luteria nos levou a perceber a escassez de materiais didáticos que apresentam nível acessível de compreensão para o contexto dos integrantes. Como contribuição para a alfabetização científica e tecnológica no contexto apresentado, através de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvido um produto didático em forma de apostila que resultou em boas contribuições para a formação profissional e humana da luteria exercida pelos estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos musicais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fabricantes de instrumentos de corda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical instruments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stringed instrument makers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | E o ukulele? Possibilidades de alfabetização científica e tecnológica para o ensino de luteria | - |
Título: dc.title | What about ukulele? Investigating scientific and technological literacy relations for the teaching of luteria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: