Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Ângelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Valmorbida, Edson Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Angelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondato, Rogério | - |
Autor(es): dc.creator | Sato, Bruno Goulart | - |
Autor(es): dc.creator | Gasques, Willian Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:27:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:27:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33628 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095793 | - |
Descrição: dc.description | The learning curve, essential in management and production, visually represents the temporal relationship with performance in a task. This study aims to broaden understanding by incorporating forgetting, a dimension scarcely explored in previous studies. The inherent complexity in production planning and control results from the interaction of various variables throughout the production process. With the purpose of reaffirming the LFRCM model to enhance support for Production Planning and Control (PPC), this research proposes the application of the model, integrating the concepts of learning, forgetting, and relearning, within a metallurgical industry. The LFRCM model, through learning and forgetting, establishes post-interruption production times by applying the principle of relearning. The results demonstrate that LFRCM emerges as a reliable tool, enabling PPC to conduct more efficient resource management, promoting operational optimization. The inclusion of forgetting as a relevant variable provides a broader view of temporal dynamics, contributing to improved operational efficiency in complex industrial environments. This integrated approach to operational knowledge management substantially contributes to theoretical and practical advancements in the field of PPC. | - |
Descrição: dc.description | A curva de aprendizado, fundamental na gestão e produção, visualmente representa a relação temporal com o desempenho em uma tarefa. Este estudo busca ampliar a compreensão ao incorporar o esquecimento, uma dimensão pouco explorada em estudos anteriores. A complexidade inerente ao planejamento e controle da produção resulta da interação de diversas variáveis ao longo do processo produtivo. Com o propósito de revalidar o modelo LFRCM para aprimorar o auxílio ao Planejamento e Controle da Produção (PCP), esta pesquisa propõe a aplicação do modelo, integrando os conceitos de aprendizagem, esquecimento e reaprendizagem, em uma indústria metalúrgica. O modelo LFRCM, por meio do aprendizado e esquecimento, estabelece os tempos de produção pós-interrupção ao aplicar o princípio de reaprendizado. Os resultados evidenciam que o LFRCM emerge como uma ferramenta confiável, capacitando o PCP a realizar uma gestão mais eficiente de recursos, promovendo a otimização operacional. A inclusão do esquecimento como variável relevante proporciona uma visão mais abrangente das dinâmicas temporais, contribuindo para a melhoria da eficiência operacional em ambientes industriais complexos. Esse enfoque integrado na gestão do conhecimento operacional contribui substancialmente para o avanço teórico e prático no campo do PCP. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curva, Aprendizado (Engenharia de Produção) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústrias metalúrgicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de processo - Métodos estatísticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curve, Learning (Industrial engineering) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metalworking industries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Process control - Statistical methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Aplicação da curva de aprendizado e esquecimento no planejamento e programação da produção em uma indústria metalúrgica | - |
Título: dc.title | Application of the learning and forgetting curve in the planning and scheduling of production in a metallurgical industry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: