Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8867370408957200 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8867370408957200 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gregorio, Ana Paula Hilario | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2526787636411932 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Angelica Cristina Rivelini da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Priscila Bonfim Goncalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:27:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:27:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37618 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095784 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha sequência didática "Saberes ancestrais e a ciência moderna: desvendando os segredos das plantas medicinais" | - |
Descrição: dc.description | Brazil is characterized as a country marked by miscegenation, whose culture reflects the confluence of diverse peoples who contributed to the construction of contemporary Brazilian society. In alignment with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), the area of Natural Sciences must encompass themes that cover a broad, plural, and diverse set of knowledge systems. This orientation requires the construction of knowledge in a contextualized manner, valuing a comprehensive, multiethnic, and decolonizing perspective that transcends the limits of the Eurocentric matrix, integrating knowledge produced by different peoples and cultures, with emphasis on Brazilian, Afro-Brazilian, African, and Indigenous contributions in their multiple ethnic and traditional expressions. However, it is still observed today that the approach to Afro-Brazilian and Indigenous history and culture remains mostly confined to subjects within the area of Languages and their Technologies or to occasional activities carried out in celebration of Black Awareness Day on November 20. This practice not only contradicts the proposal of holistic human education but also deviates from the legal guidelines established by Laws No. 10.639/2003 and No. 11.645/2008. In light of this context, this dissertation aims to construct and validate a didactic material in the form of a Didactic Sequence (DS), which articulates the principles of the BNCC, the Curricular Reference of the State of Paraná, and the content related to the aforementioned legislation, within the scope of Natural Sciences classes, focusing on Chemistry, in the context of the New High School. Accordingly, a DS was developed that integrates Chemistry content with the foundations of education for ethnic-racial relations. The DS underwent a validation process involving peers and professors/researchers in the field of Chemistry Education, aiming to assess both its structure and the relevance and applicability of the selected content, themes, and teaching methodology. The results of this process revealed a lack of materials focused on Ethnic-Racial Relations (ERR) in the field of Natural Sciences, as well as the scarcity of educational resources that coherently connect scientific content with social issues. Furthermore, the study highlighted the challenges faced by teachers in developing curricular materials that approach ERR as an integral part of scientific and academic knowledge4rather than as an isolated initiative limited to the month of November4thus reinforcing the need for its integration into the curriculum throughout the entire school year. | - |
Descrição: dc.description | O Brasil configura-se como um país marcado pela miscigenação, cuja cultura reflete a confluência de diferentes povos que colaboraram para a construção da sociedade contemporânea brasileira. Alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências da Natureza deve contemplar temáticas que abrangem um conjunto amplo, plural e diverso de saberes. Tal orientação demanda a construção de conhecimentos de forma contextualizada, valorizando uma perspectiva ampla, multiétnica e descolonizadora, que transcenda os limites da matriz eurocêntrica, integrando os saberes produzidos por diferentes povos e culturas, com ênfase nas contribuições brasileiras, afro-brasileiras, africanas e indígenas em suas múltiplas expressões étnicas e tradicionais. Entretanto, observa-se que, ainda hoje, a abordagem da história e cultura afro-brasileira e indígena permanece restrita, majoritariamente, às disciplinas da área de Linguagens e suas Tecnologias, ou a ações pontuais voltadas à celebração, em 20 de novembro, do Dia da Consciência Negra. Essa prática não apenas contraria a proposta de uma formação humana integral, como também se distancia das orientações legais pautadas pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Diante desse cenário, esta dissertação tem como objetivo construir e validar um material didático, na forma de uma Sequência Didática (SD), que articule os princípios da BNCC, o Referencial Curricular do Estado do Paraná e os conteúdos relacionados à legislação supracitada, no contexto das aulas de Ciências da Natureza, com foco na Química, no âmbito do Novo Ensino Médio. Nessa direção, elaborou-se uma SD que integra conteúdos de Química aos fundamentos da educação para as relações étnico-raciais. A SD passou por um processo de validação junto aos pares e professores/pesquisadores da área de Ensino de Química, com o intuito de avaliar tanto sua estrutura quanto a relevância e a aplicabilidade dos conteúdos, temas e metodologia adotados. Os resultados desse processo indicaram a escassez de materiais voltados às Relações Étnico-Raciais (ERER) no campo das Ciências da Natureza, evidenciando também a ausência de recursos didáticos que articulem, de forma coerente, os conteúdos científicos e as questões sociais. Além disso, revelou-se a dificuldade enfrentada por docentes na elaboração de materiais curriculares que abordem a ERER como parte integrante do conhecimento científico e acadêmico 4 e não como uma ação pontual restrita ao mês de novembro 4, reforçando a necessidade de sua inserção no currículo ao longo de todo o ano letivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Abordagem étnico-racial como temática para o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de química | - |
Título: dc.title | Ethnic-racial approach as a theme for development of a teaching sequence for chemistry teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: