Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Malthez, Anna Luiza Metidieri Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.creator | Wozniak, Giovana Stedile | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34769 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095504 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to carry out a general exploration of the comics that are present in the textbooks that are made available by the National Book and Didactic Material Program (PNLD) for the final years of Elementary School. For its realization, the competences, and abilities of the National Common Curricular Base (BNCC), document which determines the teaching of Modern Physics in basic education with a greater focus on Radiation Physics, were investigated. The work is characterized as a qualitative research with a documental analysis character that was made based on the principles of content analysis, investigating the comics in PNLD and how they fit in BNCC. It was found that Modern Physics is as predicted in the textbooks of final years of elementary school by BNCC and that there are comics of this subject in textbooks; as for the characteristics of the comics, most of them are characterized as illustrative, motivating, and instigating categories. The research allowed the production of comics about the X-ray exam with the intention to insert physical concepts learned in school, with the possibility of stimulating scientific literacy and, consequently, critical thinking. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como intuito realizar a exploração geral das histórias em quadrinhos que estão presentes nos livros didáticos que são disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) aos anos finais do Ensino Fundamental. Para sua realização, foram investigadas as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determinam o ensino de Física Moderna no ensino básico e que possuam um enfoque maior na Física das Radiações. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com caráter de análise documental que foi feita baseada nos princípios da análise de conteúdo ao analisar as tirinhas presentes no PNLD e como elas se enquadram na BNCC. Verificou-se que o conteúdo de Física Moderna nos anos finais do ensino fundamental está presente como previsto pela BNCC e que há quadrinhos deste conteúdo nos livros didáticos; quanto à qualidade dos quadrinhos, a maioria se caracteriza entre as categorias ilustrativa, motivadora e instigadora. A pesquisa fundamentou a produção de três histórias em quadrinhos sobre o exame de raio-X com a intenção de inserir o contexto de conceitos físicos aprendidos em sala, com a possibilidade de estimular a alfabetização científica e por consequência o pensamento crítico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raios X | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc., in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | X-rays | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | O exame de raio-X e o uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências | - |
Título: dc.title | X-rays and the use of comics in science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: