Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Márcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Viviane Demetrio | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Márcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Viviane Demetrio | - |
Autor(es): dc.contributor | Martini, Viviane Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Aires, João Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Strozienski, Renata Padilha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095499 | - |
Descrição: dc.description | Teaching molecular biology in high school works with different concepts and subjects that are necessary for understanding other content and phenomena in nature. Understanding the concepts involved in molecular biology is not an easy process, since this area has relatively complex concepts that require a greater effort from the student and also from the teacher, who needs to look for tools that promote meaningful learning. In view of the above, this study sought to develop digital teaching material, an Ebook, containing bioinformatics content and practical activities so that high school teachers can use molecular biology concepts in their classes. To this end, teaching sequences were constructed with possible applications of bioinformatics practice scripts and reports on mutations and proteins for secondary school level. After development, the digital Ebook was evaluated by Science and Biology teachers, with the aim of analyzing the content present in the educational product, as well as its applicability in the classroom. With the results of the evaluation, it was possible to verify the possible use of the didactic material as an educational tool, and to discuss improvements to the educational product. | - |
Descrição: dc.description | O ensino em biologia molecular no Ensino Médio trabalha com diferentes conceitos e assuntos que são necessários para a compreensão de outros conteúdos e de fenômenos da natureza. Compreender os conceitos que envolvem a biologia molecular não é um processo fácil, visto que essa área apresenta conceitos relativamente complexos que exige um esforço maior do aluno e também do professor que precisa buscar ferramentas que propiciem uma aprendizagem significativa. Perante o exposto, o presente trabalho buscou desenvolver um material didático digital, um Ebook, contendo conteúdos e atividades práticas de bioinformática para que os professores de Ensino Médio possam utilizar conceitos da biologia molecular em suas aulas. Para isso, foram construídas sequências didáticas com possíveis aplicações de roteiros e relatórios de práticas de bioinformática, sobre mutações e proteínas, para o nível médio da Educação Básica. Após o desenvolvimento, o Ebook digital passou por uma avaliação de docentes da área de Ciências e Biologia, na qual objetivou-se analisar o conteúdo presente no produto educacional, bem como a sua aplicabilidade em sala de aula. Com o resultado da avaliação foi possível verificar a possível utilização do material didático como ferramenta educacional, e discutir melhorias no produto educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia molecular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioinformática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Molecular biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioinformatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | O ensino de biologia molecular no nível médio da educação básica por meio de ferramentas da bioinformática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: