Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com base em recursos digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.contributorLenz, Jorge Alberto-
Autor(es): dc.contributorHirsch, Luciana Rocha-
Autor(es): dc.creatorGiron, João Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:26:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:26:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095496-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed at the creation of a didactic sequence with the purpose of assisting teachers in basic education (high school) in the development and preparation of lessons involving the theme of Wave-Particle Duality. Drawing on Freirian pedagogy as a foundation, the sequence seeks to establish meaningful connections between technological artifacts that utilize this phenomenon and students’ lives, thus fostering the construction of knowledge. From this perspective, authors acknowledge the existence of challenges in the didactic transposition process, as well as in teacher training, among other difficulties. Therefore, based on the analysis of books, articles, and academic papers addressing this topic, the objective was to develop a didactic sequence that also addresses these challenges by employing various approaches and methodologies. By correctly utilizing research tools, it is possible to find a wide range of freely available educational resources and tools that maintain a high standard of content quality.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho objetivou a criação de uma sequência didática, que tem como finalidade auxiliar professores da educação básica (Ensino Médio) na confecção e elaboração de aulas envolvendo o tema Dualidade Onda-Partícula. Utilizando como base a pedagogia freiriana, a sequência visa conectar artefatos tecnológicos que utilizam deste fenômeno com a vida do estudante, para assim construir significativamente um conhecimento. Sob esse viés, autores afirmam a existência de desafios no processo da transposição didática, assim como parte na formação dos professores, entre outros desafios. Sendo assim a partir da análise de alguns livros, artigos e trabalhos acadêmicos que tratam sobre esse tema, buscou-se a elaboração de uma sequência didática que visa também contornar estes desafios utilizando diferentes abordagens e metodologias. Com o uso correto das ferramentas de pesquisa é possível encontrar diversos tipos de recursos e ferramentas didáticas que estão disponíveis gratuitamente e ainda assim possuem uma boa qualidade de conteúdo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDualidade onda-partícula-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectWave-particle duality-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school students-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectDidatics-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleDualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com base em recursos digitais-
Título: dc.titleWave-particle duality: a didactic sequence for high school based on digital resources-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.