Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | Lenz, Jorge Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Giron, João Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34802 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095496 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed at the creation of a didactic sequence with the purpose of assisting teachers in basic education (high school) in the development and preparation of lessons involving the theme of Wave-Particle Duality. Drawing on Freirian pedagogy as a foundation, the sequence seeks to establish meaningful connections between technological artifacts that utilize this phenomenon and students’ lives, thus fostering the construction of knowledge. From this perspective, authors acknowledge the existence of challenges in the didactic transposition process, as well as in teacher training, among other difficulties. Therefore, based on the analysis of books, articles, and academic papers addressing this topic, the objective was to develop a didactic sequence that also addresses these challenges by employing various approaches and methodologies. By correctly utilizing research tools, it is possible to find a wide range of freely available educational resources and tools that maintain a high standard of content quality. | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho objetivou a criação de uma sequência didática, que tem como finalidade auxiliar professores da educação básica (Ensino Médio) na confecção e elaboração de aulas envolvendo o tema Dualidade Onda-Partícula. Utilizando como base a pedagogia freiriana, a sequência visa conectar artefatos tecnológicos que utilizam deste fenômeno com a vida do estudante, para assim construir significativamente um conhecimento. Sob esse viés, autores afirmam a existência de desafios no processo da transposição didática, assim como parte na formação dos professores, entre outros desafios. Sendo assim a partir da análise de alguns livros, artigos e trabalhos acadêmicos que tratam sobre esse tema, buscou-se a elaboração de uma sequência didática que visa também contornar estes desafios utilizando diferentes abordagens e metodologias. Com o uso correto das ferramentas de pesquisa é possível encontrar diversos tipos de recursos e ferramentas didáticas que estão disponíveis gratuitamente e ainda assim possuem uma boa qualidade de conteúdo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dualidade onda-partícula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wave-particle duality | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com base em recursos digitais | - |
Título: dc.title | Wave-particle duality: a didactic sequence for high school based on digital resources | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: