Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matte, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Maffini, Caroline Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Matte, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Maffini, Caroline Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, José Tobias Marks | - |
Autor(es): dc.contributor | Ritt, Adrieli Luisa | - |
Autor(es): dc.creator | Bidin, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33768 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095455 | - |
Descrição: dc.description | The work done by rural women is sometimes not recognized as such by them or by family members and society, which can lead to feelings of inferiority and a lack of recognition of their merit. In this sense, this action research aimed to analyze how women have overcome historical gender challenges in rural areas, using a method of co-producing knowledge. This research was carried out through a set of knowledge co-production workshops with seven groups of mothers, totaling 125 women farmers, in the municipality of Santa Helena, in the west of Paraná. During the research, dynamics were used to encourage the women to reflect on the relevance of their work. The results showed the need to promote recognition and awareness among rural women of the value of their work. Women who are aware of their value are more likely to defend their rights and occupy positions that were previously difficult to access. Thus, by valuing the work of rural women producers, it is unquestionably possible to contribute to building a fairer and more equitable society | - |
Descrição: dc.description | O trabalho desempenhado por mulheres rurais por vezes não é reconhecido como tal por elas e nem por membros da família e da sociedade, podendo desencadear sentimentos de inferioridade e falta de reconhecimento de seu mérito. Nesse sentido, esta pesquisa-ação teve como objetivo analisar como as mulheres têm superado desafios históricos de gênero no meio rural, por meio de método de coprodução de conhecimento. Essa pesquisa foi realizada por meio de conjunto de oficinas de coprodução de conhecimento, realizadas com sete grupos de mães, totalizando 125 mulheres agricultoras, no município de Santa Helena, no Oeste do Paraná. Durante a pesquisa, foram empregadas dinâmicas que estimularam as mulheres a refletirem sobre a relevância de seu trabalho. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de promover o reconhecimento e a conscientização das mulheres rurais sobre o valor de seu trabalho. Mulheres conscientes de seu valor são mais propensas a defender seus direitos e ocupar posições que anteriormente eram de difícil acesso. Assim, ao valorizar o trabalho da mulher produtora rural, inquestionavelmente é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Agronomia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores rurais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultural laborers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL | - |
Título: dc.title | Coprodução de conhecimento como estratégia para a autonomia de mulheres agricultoras em Santa Helena no Paraná | - |
Título: dc.title | Co-production of knowledge as a strategy for the autonomy of rural women in Santa Helena in Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: