Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Gilson Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Bertanha, Miraní | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/683 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095454 | - |
Descrição: dc.description | The research about technology and culture makes possible discussions and reflections about society and ways of life. This dissertation intents, through children's literature, to advance the discussion of technology and culture as well as to question the role historically assumed by gender. Through works of Brazilian teenager literature produced between the years 1999 and 2010, we intend to raise possible ways of manifestation of technology in contemporary production and to defend its value as a literary production. Propose the teenager literature as background for academic discussions can be rather arduous, especially because the low value granted to the gender by literary criticism. The dialogue between technology and culture, in turn, is still too little known even in the interdisciplinary field of Science, Technology and Society. As our theoretical basis we resorted to the Cultural Materialism, presented by Raymond Williams. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | A investigação das relações entre tecnologia e cultura viabiliza discussões e reflexões profundas sobre a sociedade e os modos de vida. Esta dissertação busca, por meio da literatura infanto-juvenil, avançar no debate de tecnologia e cultura, bem como questionar o papel historicamente assumido pelo gênero. Por meio de obras da literatura infantojuvenil brasileira produzidas entre os anos de 1999 e 2010, busca-se levantar possíveis formas de representação da tecnologia na produção contemporânea e defender sua importância como produção literária. Apresentar a literatura infantojuvenil como plano de fundo para discussões acadêmicas, independentemente do recorte proposto, pode ser um trabalho bastante árduo, especialmente pela pouca valorização que o gênero encontra frente à crítica literária. O diálogo entre tecnologia e cultura, por sua vez, também ainda é pouco divulgado inclusive no campo interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade. A linha principal linha teórica que permeia o trabalho é o Materialismo Cultural, proposto por Raymond Williams. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil - História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juvenile literature - History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Título: dc.title | A tecnologia na literatura infantojuvenil: possibilidades de leitura em obras brasileiras contemporâneas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: