Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Cavitioli, Janiani de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095400 | - |
Descrição: dc.description | Chronobiology, the study of biological rhythms, has emerged as a significant field of research in addressing the interaction between the body's biological rhythms and various aspects of human life, including education. This bibliographic review aims to synthesize important findings about how chronobiology influences the teaching learning process, particularly focusing on the impact of sleep patterns on the effectiveness and quality of student learning. The teaching-learning process, fundamental for educational evolution, is deeply influenced by biological and environmental factors. Chronobiology, by studying biological rhythms, highlights how the circadian cycle, especially sleep patterns, can optimize or impede learning. Students with regular sleeping patterns tend to have better academic performance, while sleep deprivation can lead to deficits in attention, memory and cognition. Inclusive educational environments recognize and adapt to students' individual needs, considering chronobiological aspects. Biology education, in particular, has the unique opportunity to integrate chronobiology knowledge into its curriculum, providing students with not only theoretical understanding but also practical insights into how their own biological rhythms can affect their learning. Didactic resources can be used to explain and illustrate chronobiological concepts, making the content more accessible and attractive to students. Interactive tools, simulations, and models can be particularly effective in demonstrating the interplay between biological rhythms and learning. In conclusion, chronobiology plays a crucial role in the teaching-learning process. Recognizing and adapting to biological rhythms, especially sleep patterns, can significantly improve the learning environment and optimize students' academic performance. Integrating chronobiology into the curriculum and using appropriate teaching resources can enrich the educational experience and enable students to recognize and respond to their own biological needs. | - |
Descrição: dc.description | A cronobiologia, estudo dos ritmos biológicos, tem emergido como um campo de pesquisa significativo ao abordar a interação entre os ritmos biológicos do corpo e diversos aspectos da vida humana, incluindo a educação. Esta revisão bibliográfica, tem como objetivo sintetizar descobertas importantes sobre como a cronobiologia influencia o processo de ensino-aprendizagem, particularmente focando no impacto dos padrões de sono na eficácia e qualidade do aprendizado dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem, fundamental para a evolução educacional, é profundamente influenciado por fatores biológicos e ambientais. A cronobiologia, ao estudar os ritmos biológicos, destaca como o ciclo circadiano, especialmente os padrões de sono, pode otimizar ou impedir o aprendizado. Alunos com padrões de sono regulares tendem a ter melhor rendimento acadêmico, enquanto a privação de sono pode levar a déficits de atenção, memória e cognição. Ambientes educacionais inclusivos reconhecem e adaptam-se às necessidades individuais dos alunos, considerando aspectos cronobiológicos. O ensino da Biologia, em particular, tem a oportunidade única de integrar o conhecimento da cronobiologia em seu currículo, proporcionando aos alunos não apenas a compreensão teórica, mas também insights práticos sobre como seus próprios ritmos biológicos podem afetar seu aprendizado. Recursos didáticos podem ser empregados para explicar e ilustrar conceitos cronobiológicos, tornando o conteúdo mais acessível e atraente para os alunos. Ferramentas interativas, simulações e modelos podem ser particularmente eficazes em demonstrar a interação entre ritmos biológicos e aprendizado. Em conclusão, a cronobiologia desempenha um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem. Reconhecer e adaptar-se aos ritmos biológicos, especialmente os padrões de sono, pode melhorar significativamente o ambiente de aprendizagem e otimizar o rendimento acadêmico dos alunos. A integração da cronobiologia no currículo e o uso de recursos didáticos apropriados podem enriquecer a experiência educacional e capacitar os alunos a reconhecer e responder às suas próprias necessidades biológicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ritmos biológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biological rhythms | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A cronobiologia e o processo de aprendizagem | - |
Título: dc.title | Chronobiology and the learning process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: